Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Esta sexta-feira (20) é o último dia da Semana da Juventude, promovida pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura de São José dos Campos. Desde segunda-feira (16), todas as 59 unidades esportivas do município envolveram cerca de 25 mil alunos em atividades que visaram a integração entre os grupos das diversas modalidades.

Durante a Semana, alunos de todas as modalidades em cada unidade se juntaram para uma atividade coletiva. Assim, foi possível ver, por exemplo, judocas, nadadores, ginastas e futebolistas participando de uma gincana na qual todos fugiram da rotina de suas modalidades para se divertirem juntos.

Este foi o segundo ano de realização do evento. Além de propiciar que alunos de diferentes idades e perfis se conheçam, já foi possível perceber que, estando mais integrados às suas unidades, eles tendem a não desistir da prática esportiva. Outros, além de se manterem na modalidade inicial, chegam a escolher novas modalidades para praticar.

A Semana da Juventude também tem como objetivo criar o hábito da prática esportiva regular já na infância. Está comprovado que, quanto mais cedo a criança aderir ao esporte, melhor vai conseguir crescer com saúde e qualidade de vida.

O evento foi organizado por um time de 492 profissionais das unidades, formado por professores e estagiários de educação física, instrutores de modalidades de lutas, fisioterapeutas e psicólogos.

Altos de Santana

Na terça-feira (17), foi a vez das turmas de tênis de campo e natação do Centro Poliesportivo Altos de Santana, na região norte, terem a sua aula coletiva. Os professores das duas modalidades se juntaram e levaram todos para a piscina, aproveitando o final de tarde de muito calor. Ali, foram realizados jogos que divertiram bastante os alunos.

A menina Luara Cristina de Faria Afonso, 14 anos, moradora no bairro, pratica tênis desde o início do ano e adorou a atividade porque foi um reencontro dela com a piscina. “Vai ser divertido porque vou voltar a nadar. Parei por um tempo e agora estou querendo fazer tênis e natação juntos”, comemorou. Ela e as amigas Luana e Ana Carolina estavam bastante animadas.

A dona de casa Fabiana de Araújo, 37 anos, também do bairro, levou o filho Luan, de 11 anos, para a aula rotineira de natação e nem sabia da Semana da Juventude. “Nem sabia, mas achei muito bom. O Luan faz natação aqui no Altos de Santana e boxe no Parque Alberto Simões. O esporte é muito importante para a saúde dele, ele é alérgico e o problema ataca as vias respiratórias. Que bom que aqui ele tem acesso ao esporte”, ressaltou.

Isabel Cristina Teodoro, 49 anos, estava junto do alambrado acompanhada do marido. Os dois não tiravam os olhos do filho Caio Henrique, de 11 anos, que se divertia na piscina. “Ele começou a nadar em fevereiro e já evoluiu bastante, ele gosta, até no inverno fez questão de não faltar”, disse ela, aprovando a atividade da Semana.

Ela quer ver o filho mais novo seguir os passos do irmão Gabriel, que já está com 19 anos. “O Gabriel fez parte do Atleta Cidadão na natação e no tênis até os 16 anos”, contou. “O esporte está fazendo muito bem para o Caio, ele come melhor, tem mais saúde, está ótimo.”

Inspirando

Ao mesmo tempo que todos os alunos se movimentavam em suas unidades, uma outra atividade fez parte da Semana da Juventude. Criado pela Assessoria de Programas para a Juventude, o programa Inspirando São José integrou o evento.

O Inspirando trouxe o ex-atleta e medalhista olímpico Gustavo Borges para fazer uma palestra motivacional. Com o título “Atitude de Campeão”, a palestra atingiu uma plateia com mais de 400 pessoas, no Teatro Municipal, formada principalmente por jovens que integram o Programa Atleta Cidadão, alunos das unidades esportivas e estudantes do ensino médio.

Antes da palestra, o ex-nadador comandou uma vivência com cerca de 70 crianças e adolescentes que treinam natação no Centro Esportivo Jardim Morumbi, na região sul. Borges elogiou a estrutura oferecida pela Prefeitura de São José dos Campos para os praticantes de natação, com 15 piscinas em todas as regiões do município.