Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O São José Basketball entrou na quadra do Ginásio Linneu de Moura na noite de quinta-feira (19), às 20h10, com uma missão quase impossível diante da equipe do Sesi Franca, que só havia sido derrotada uma vez no Campeonato Paulista. Quase duas horas depois, deixou a quadra com uma vitória consagradora: 92 a 86.

Com o resultado, a Águia sai na frente no playoff contra Franca que vale uma vaga nas semifinais da competição. A segunda partida será jogada domingo (22), às 18h, no Ginásio Pedrocão. Uma vitória da equipe joseense lhe dá a vaga. Uma derrota empata o playoff e leva a um terceiro e decisivo jogo na segunda-feira (23).

A vitória sobre Franca começou a ser construída nos dois primeiros quartos da partida. Com uma defesa atenta e ótimo aproveitamento nos arremessos, principalmente os de três pontos, o São José venceu bem o primeiro, por 25 a 19, e o segundo, por 26 a 21. Ao final do primeiro tempo, com o placar de 51 a 40, o time da casa levou onze pontos de vantagem para o vestiário.

Porém, contra uma equipe do nível do Sesi Franca, nenhuma vantagem é segura. Mesmo mantendo o ritmo de jogo e a força do ataque, a reação do adversário surgiu no terceiro quarto, vencido por Franca por 26 a 23.

Os últimos 10 minutos de partida seriam ainda mais empolgantes, pois a vantagem joseense começou a cair, até atingir perigosos quatro pontos a 14 segundos do final. Mas o São José soube converter lances livres nas faltas cometidas por Franca para parar o cronômetro e encerrou a partida com 92 a 86. A torcida foi à loucura.

O São José entrou na quadra com Figueredo (28 pontos e cestinha da partida), Mariani (7), Duda Machado (12), Rafa (20) e Lupa (15). Depois entraram Matheus Eugeniusz (4), Alex Dória (2), Pedrão (4), Guga (0) e Guirro (0).

O basquete é uma das modalidades de alto rendimento apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).