Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Na tarde desta quinta-feira (12), no auditório do Centro da Juventude (Cejuv), na região sul, foi ministrada uma capacitação sobre a pedagogia do esporte aplicada às modalidades de lutas para auxiliar no processo de iniciação dos atletas na fase de competições. A atividade teve quatro horas de duração.

A capacitação foi dirigida a professores do Programa Atleta Cidadão e a funcionários convidados da Divisão de Atividades Esportivas e Comunitárias (Daec), ambos pertencentes à Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura de São José dos Campos.

A palestrante foi a professora Alba Rodrigues, mestra em educação física, que trabalha com formação profissional de treinadores de modalidades de combate. Ela usa a pedagogia do jogo para estimular o gosto da criança pelo esporte e também para criar atletas mais preparados mentalmente, tendo o foco menos na técnica e mais na tática e na inteligência.

Habilidades

O objetivo da pedagogia do esporte é melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida, criando um ambiente para o aluno que ofereça condições para uma evolução de habilidades e rapidez na hora de tomar decisões e solucionar problemas. Para isso, o professor deve escolher uma metodologia que se encaixe no nível de desenvolvimento do aluno, aplicando atividades que desenvolvam diversas habilidades.

“O número de atletas que estão começando a competir, mas acabam abandonando o esporte, é grande, não só nas modalidades de luta, mas em todas as demais”, afirmou Alba. “Por isso, nós devemos trabalhar com uma perspectiva que olhe muito mais para a necessidade do aluno do que para os desejos do treinador”, explicou.

Segundo ela, a pedagogia do esporte deve ser utilizada como facilitadora para a formação integral dos indivíduos. O método de ensino dos jogos esportivos auxilia na formação de futuros atletas. Além disso, não os educa somente para o esporte, mas ajuda a formar cidadãos mais saudáveis para a vida adulta.

Troca de ideias

“É bom trocar ideias assim, a gente acaba tendo conhecimento de coisas diferentes, abrimos a mente para outras possibilidades e passamos a criar outras situações no trabalho”, opinou um dos participantes, o professor e técnico de judô Elessandro Lima, mais conhecido como Dedé.

O coordenador da modalidade de karatê do Atleta Cidadão, Lucas Pedras, também esteve no curso e ressaltou a importância desse tipo de atividade para a troca de experiências com os colegas de trabalho. “Eu já aplico essa técnica, mas com certeza ela nos trouxe muito mais conhecimentos”, afirmou.

Este foi o primeiro curso de capacitação voltado à pedagogia do esporte no Atleta Cidadão. O objetivo é programar a capacitação dos profissionais de todas as modalidades esportivas do programa.



*Colaborou Micaela Gianello