Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Neste sábado (14), acontece a primeira edição do Ação Jovem Acessível (AJA), programa destinado ao público PCD (pessoa com deficiência), em especial jovens entre 15 e 29 anos. Com o objetivo de gerar inclusão social, o AJA vai estrear no auditório do Centro da Juventude, na região sul, a partir das 18h.

O programa foi criado pela Assessoria de Programas para a Juventude, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura de São José dos Campos. A inclusão social visa inserir as pessoas com deficiência na sociedade, oferecendo a elas oportunidades iguais de acesso à informação, cultura e serviços.

Em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou que 12,5 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência para enxergar, ouvir e caminhar, além de deficiência mental ou intelectual. Isto significa em torno de 6,7% da população.

O Ação Jovem Acessível terá uma série de atividades que devem interessar a esse público. Além disso, vai contar com a participação do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), que fará cadastros para vagas de estágio de PCDs, e com a startup Jobis, ensinando o caminho para pessoas com deficiência buscarem uma vaga no mercado de trabalho. O programa Qualifica São José também estará presente fazendo cadastros para vagas em cursos.

Programação

A palestra de estreia do AJA vai trazer Fabiana Moraes, que contará sua experiência de vida com suspeita de esclerose múltipla. A apresentação será bastante incomum. Para falar sobre superação e incentivo, ela estará vestida de boneca japonesa e irá tentar ajudar as pessoas a superarem suas barreiras.

“Tive um AVC, que está sendo diagnosticado atualmente como ECM, que é uma esclerose múltipla. É uma doença que causa várias deficiências”, adiante Fabiana. “Quando me vi naquela situação, ouvindo de todos que não seria possível eu ter uma vida normal, juntei todas as forças possíveis para ajudar as pessoas que estão com esse mesmo diagnóstico, ou até com problemas de saúde alguns casos ainda piores”, completa.

Quem também vai marcar presença nesta primeira edição são os grupos de dança UrbanMix e de hip-hop Zona Sul MC’s, além do cantor e compositor Lu Ferreira.

A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição. O Ação Jovem Acessível deve ter outras edições, mas as datas futuras ainda não estão definidas.

Mais informações sobre as atividades da Assessoria de Programas para a Juventude podem ser obtidas na página São José Jovem no Instagram e Facebook, pelo fone 3932-8693 ou pelo whatsapp (12) 99618-2941.



Serviço

Ação Jovem Acessível (AJA)

Data e horário – sábado (14), a partir das 18h
Local – Centro da Juventude – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

Programação

18h – Apresentação de Dança e Interação (UrbanMix)
18h15 – Apresentação de hip-hop com o Zona Sul MC’s
18h45 – Apresentação musical com o cantor e compositor Lu Ferreira
19h30 – Palestra e Dinâmica de Vivência com Fabiana Moraes



*Colaborou Micaela Gianello