Um trabalho de base bem feito gera oportunidades de descobrimento e evolução de novos talentos no esporte. E é sobre essa premissa que o time de basquete masculino, do programa Atleta Cidadão, tem se apoiado.

Com um total de 77 atletas, divididos entre seis categorias (sub 12, sub 13, sub 14, sub 15, sub 16 e sub 17), o programa é responsável por nutrir mais de 70% do elenco sub 22, principal equipe apoiada pela Prefeitura de São José dos Campos por meio do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional). Dos 19 jogadores do time, 14 vieram das categorias inferiores. O elenco é comandado pelo técnico Cris Ahmed, que tem experiência no NBB (Novo Basquete Brasil).

No sub 19, que também é mantido pela Prefeitura e representa a cidade nos Jogos Abertos da Juventude, todos os jogadores são pratas da casa.

“Nós já temos uma base forte desde os pequenos, que são munícipes de São José. Infelizmente alguns clubes, muitos de São Paulo, apenas pegam os melhores de outras equipes e não formam. Às vezes isso até mesmo acaba com as equipes que vão jogar contra elas. Aqui damos oportunidade para todos”, explica Cris Ahmed.

O basquete masculino foi uma das primeiras modalidades a ser oferecida pelo Atleta Cidadão, em 1999. Desde então, passou a ser um dos destaques ao lado do futebol de campo, com a procura crescente a cada ano. À época, com a formação de uma equipe adulta que chegou a ser vice-campeã do NBB, a modalidade teve um boom e as categorias de formação foram ganhando cada vez mais corpo.

Entre as revelações da base joseense, se destacam alguns atletas, como o armador João Pedro Borrego, que atualmente está no sub 22. Ele foi convocado para as seleções paulista e brasileira, em 2011 e 2013. Nos mesmos períodos, foi chamado também o ala/pivô Lucas Colimerio. A dupla participou de campanhas do São José no NBB (Novo Basquete Brasil) entre 2013 e 2016.

Outros atletas, como Lucas Santos e Willians Júnior, foram convocados para as seleções estadual e nacional e hoje estão em outras equipes, como Mogi e Campinas.

Atualmente, se destaca pelo programa Atleta Cidadão a categoria sub 15, atual vice-campeã Paulista e terceira colocada no Campeonato Estadual da Federação de 2016.

“Em São José o basquete sempre foi grande. Hoje conseguimos olhar mais para a base e estamos projetando mais meninos para subirem aos times principais. Acho importante para os mais novos verem a possibilidade real de subir aos times sub 19 e sub 22, isso dá motivação a eles”, disse Lisa Antero, coordenadora administrativa da modalidade.

A partir de maio, o programa Atleta Cidadão fará seleções de novos jogadores por meio da Caravana de Seletivas, projeto itinerante que passará por cinco unidades esportivas do município. Confira as datas e locais dos eventos.

A Prefeitura oferece ainda escolinhas gratuitas de basquetebol masculino em diversas unidades esportivas espalhadas pelo município, por meio da Divisão de Atividades Esportivas Comunitárias (DAEC), da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. Para saber os locais que abrigam as escolinhas, basta o munícipe ligar para o telefone 3932-8600.

Momento atual

Atualmente, todas as categorias do basquete masculino do programa Atleta Cidadão disputam o Campeonato Paulista, com exceção da divisão sub 12, onde os meninos participam de festivais da FPB (Federação Paulista de Basketball).

Neste início de temporada, o sub 13 é o elenco ‘mais quente’ do programa. Os joseenses acumulam cinco vitórias em cinco jogos no estadual e divide a liderança da Chave A com a forte equipe do Mackenzie.

Já o sub 22 que, além de disputar o Paulista, representa oficialmente a cidade nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. O elenco comandado por Cris Ahmed está inscrito também na LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), principal torneio de base do país.