Luiz Fischer

Em janeiro, mês de férias escolares, a Prefeitura de São José dos Campos preparou opções de lazer para todos os gostos e idades. São atividades culturais e esportivas nos centros esportivos, centros comunitários e parques municipais. Outra boa pedida é o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro).

O Projeto Verão, realizado em treze piscinas, desponta como uma das opções mais atrativas nestes dias de calor.

Alex Sandro Ananias dos Santos, 41 anos, morador do distrito de Eugênio de Melo, levou a turma de casa e três sobrinhas à piscina do poliesportivo do bairro.

“O projeto é maravilhoso. O melhor projeto que já vi na vida. É um lazer gratuito, muito importante. Principalmente nas férias” afirmou.

Outra atração para as famílias é visitar o MAB, que oferece todo o acervo científico e tecnológico da aeronáutica e do Programa Espacial Brasileiro.

Para a professora aposentada Branca Ferri Eschholz, 88 anos, e seu esposo, o engenheiro aeronáutico Luiz Carlos Eschholz, 90 anos, o passeio é ainda mais especial. Afinal, Luiz Carlos é formado na primeira turma do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

“É a primeira vez que venho aqui conhecer o aeroporto e o museu. A cidade deveria conhecer. É muito importante. Sou nascida e criada nesta cidade”, disse Branca.

Revitalização

A Prefeitura está investindo na revitalização de três poliesportivos e criando outro no Jardim Santa Inês 1, região leste da cidade.

As reformas acontecem nas unidades do Altos de Santana (norte), Campo dos Alemães (sul) e Jardim Cerejeiras (leste).

No Santa Inês 1, a área que abrigará o novo poliesportivo, já dispõe de alguns equipamentos de esporte e lazer, como campo de futebol, playground e quadras esportivas. O local será contornado por gradil, para garantir a segurança dos usuários e inibir a depredação.

Fora os centros poliesportivos em revitalização, outros 25 locais gerenciados pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida receberam pontos de internet e serviços básicos de manutenção (pintura de quadras, conserto de encanamentos, instalação de nova iluminação).

O valor total do investimento é de R$ 4.894.660,11, com prazo de conclusão para abril. Durante a execução das obras, que serão realizadas pela Elefe Engenharia Civil, os locais continuam abertos com o desenvolvimento normal das atividades esportivas para a população.

MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro
Acervo científico e tecnológico da aeronáutica e do Programa Espacial Brasileiro
Av. Brigadeiro Faria Lima, s/nº, ao lado do aeroporto de São José dos Campos

Praça José Molina, s/n

Piscina do Parque Industrial
Rua Goiânia 225

Aos sábados e domingos das 10h30 às 12h e das 13h às 18h30.
Durante a semana, o horário é das 12h30 às 18h30.

Recomendações

Crianças abaixo de sete anos só podem entrar na água acompanhadas por um responsável

Todos que entrarem na piscina precisam preencher uma ficha de inscrição a cada local em que participarem do projeto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável para preencher a mesma

Para o banho, o uso de sunga, short de tactel (com sunga por baixo), maiô e biquíni está liberado. Protetor solar também pode ser utilizado. Roupas de algodão e jeans não podem ser usadas dentro da piscina