Nei José SantAnna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O São José Basketball feminino estreou com vitória sobre o Pró-Esporte Sorocaba por 72 a 57 nesta quarta-feira (5), na estreia da Copa São Paulo Adulto Feminina 2023. O São José Basket volta a jogar neste sábado (8), contra o Ourinhos, às 16h, fora de casa.

O jogo foi disputado no complexo do Teatrão, na Vila Industrial, com bom público presente, cerca de 300 torcedores nas arquibancadas.

Os destaques da equipe foram Julia Letty, cestinha da partida com 17 pontos, e Lucia Auza e Brenda Gabrieli, ambas com 10 pontos.

“Foi uma grande noite. Mais de 300 torcedores apoiando o Basquete Feminino de SJC, isso gerou uma motivação extra em nossa equipe. Entramos com uma defesa bem agressiva e conseguimos impor o nosso ritmo de jogo. Pecamos em alguns momentos, o que é normal em se tratando de uma estreia num campeonato adulto e contando com meninas de 17 a 21 anos. Nossas meninas estão de parabéns!”, disse o técnico Leandro Leal.

A equipe dirigida pelo técnico Leandro Leal, com apoio da assistente Ana Diniz, joga a competição com a base do time sub-20 do Atleta Cidadão, que no final de março conquistou o Campeonato Brasileiro Interclubes em Curitiba.

Seis atletas são do sub-20 e quatro do sub-18. Somente duas atletas têm idade acima de 20 anos, que que fizeram parte do programa Atleta Cidadão desde o sub-13.

Já o PróEsporte Sorocaba é uma equipe forte e experiência que disputou a LBF (Liga Nacional de Basquete Feminino) em 2022.

Além de São José e Sorocaba, a Copa São Paulo tem a participação de mais quatro equipes: Santos/Fupe, Semelp Pindamonhangaba, Bradesco Educação de Osasco e Ourinhos Basquete.

Pelo sistema de disputa, as seis equipes se enfrentam em turno e returno na fase de classificação, com as quatro melhores equipes avançando para o playoff semifinal, que será disputado numa série melhor de três jogos. As duas equipes que obtiverem duas vitórias estarão classificadas para o playoff final, que também será disputado em melhor de três jogos.