Nei José SantAnna

O complexo do Teatrão, na Vila Industrial, vai estar lotado na noite desta quinta-feira (30) para receber o primeiro jogo oficial do Oscar São José Basketball pelo NBB 2022-2023. O duelo histórico, válido pela 30ª rodada da competição, será às 19h15, contra o São Paulo, com transmissão do canal SporTV.

Todos os 4.000 ingressos gratuitos foram retirados antecipadamente pelos torcedores. Assim como acontece nas partidas disputadas no ginásio Linneu de Moura, haverá arrecadação de alimentos e produtos de higiene em prol do Fundo Social de Solidariedade.

Os portões do Teatrão serão abertos às 17h30. Os torcedores deverão portar o ingresso físico ou digital e evitar chegar em cima da hora. O acesso será pelo portão principal, localizado na Rua Ricardo Edwards. Por medida de segurança, será proibido o acesso com guarda-chuva e garrafas de vidro e plástico.

Serão disponibilizados três bolsões de estacionamento gratuitos, com acesso pela Rua Ricardo Edwards, na lateral do Teatrão e no Tiro de Guerra, e na Rua Felício Savastano, ao lado do Museu Interativo de Ciências.

História

Construído no final dos anos 1970, o Teatrão completou nesta semana 46 anos. O espaço foi inteiramente reformado pela Prefeitura e entregue no final de 2021. A quadra recebeu piso flutuante de madeira, o que possibilita a realização de campeonatos oficiais e treinamentos com equipes de voleibol, basquetebol, futsal, handebol, ginástica, lutas, além de eventos esportivos de grande porte.

O ginásio ganhou novos e coloridos assentos e tem capacidade para receber 4.000 pessoas sentadas. No piso inferior, conta com vestiários para duas equipes e árbitros, dojô para treino de lutas, salas para boxe e tênis de mesa, academia, fisioterapia, departamento médico, refeitório, lanchonetes, cozinha, lavanderia, sala para controle de dopagem, espaço multiuso, posto policial e administração, além de dois camarins para futuros eventos.

Após a reinauguração, o complexo foi transformado em Centro de Treinamento do Programa Atleta Cidadão, destinado a atender as equipes de base, em diferentes modalidades.

Confronto

Já classificado aos playoffs do NBB, o São José ocupa a nona colocação com 42 pontos (13 vitórias e 16 derrotas), aproveitamento de 44,8%. Na última segunda-feira (27), o São José perdeu por 96 a 68 para o vice-líder Flamengo no Tijuca Tênis Clube, no Rio. Se a fase de classificação terminasse hoje enfrentaria o Corinthians (oitavo colocado) na melhor de três, com o primeiro confronto em São José.

O treinador Sebastián Figueredo enalteceu o palco do jogo desta quinta-feira e a importância de uma vitória para as pretensões joseenses.

“A expectativa é de um grande jogo! Esperamos que seja um grande espetáculo essa estreia no Teatrão. Um desejo antigo do nosso torcedor e que graças aos esforços de muita gente, conseguimos. Sabemos da qualidade do São Paulo, um time muito duro e forte, mas se conseguimos praticar o nosso jogo teremos condições de sair com a vitória. Precisamos de mais um triunfo que vai ser decisivo para continuarmos na 9ª colocação do NBB”, comenta o técnico.

O São Paulo aparece na terceira colocação com 75% de aproveitamento. Em 28 jogos, foram 21 vitórias e 7 derrotas. O Tricolor já está garantido entre os quatro primeiros, o que já o classifica para as quartas de final da competição. Os classificados de 5º a 12º disputarão as oitavas.

No retrospecto histórico, o São Paulo leva vantagem sobre o São José. Foram quatro jogos e três vitórias do Tricolor, todas pelo NBB. A única derrota foi no Paulista.

No intervalo do jogo, a equipe feminina do São José Basketball/Atleta Cidadão, que no último sábado (25) conquistou o inédito título do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20, em Curitiba, fará apresentação do troféu ao público presente no ginásio.

O Teatrão está localizado na Rua Dr. Ricardo Edwards, 95 - Vila Industrial.