Nei José SantAnna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O ex-jogador José Geraldo de Castro foi o grande homenageado na abertura da 3ª Semana Municipal do Basquetebol, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, que aconteceu na noite desta segunda-feira (27) no auditório do Centro da Juventude. Zé Geraldo recebeu uma placa pelos relevantes serviços prestados ao basquete joseense e uma camisa do São José Basketball com seu nome inscrito nas costas.

“Me sinto feliz e honrado, agradeço à Prefeitura e ao São José Desportivo. Receber uma homenagem como essa representa que a gente deixou nosso nome marcado na história do basquete joseense”, disse Zé Geraldo.

Falando aos garotos da equipe do Atleta Cidadão presentes no evento, o ex-jogador disse que eles precisam aproveitar ao máximo a oportunidade em fazer parte de um programa que oferece todas as condições para que se tornem atletas profissionais no futuro.

“Aqui se desenvolve um trabalho magnífico no basquete. A vida nos apresenta oportunidades e muitas vezes a questão é estar na hora certa e no lugar certo, mas para ter sucesso é preciso dedicação, renúncias e muito sacrifício. Vocês têm tudo para seguir o mesmo caminho”, disse aos jovens.

Zé Geraldo foi um dos integrantes da equipe mais vitoriosa do basquete joseense. Atuou em grandes clubes do basquete nacional, entre os anos 60 e 80, como Corinthians, Palmeiras, Franca e Sirio. No Tênis Clube São José jogou de 1977 a 1984, conquistando o bicampeonato paulista, o o campeonato brasileiro e o vice sul-americano.
“Fiz parte da construção daquela equipe. Aos poucos chegaram atletas de grande nível, como Ubiratan, que para mim foi o maior jogador brasileiro de todos os tempos. Formamos uma família, me sinto feliz em ter feito parte desta história”, contou Zé Geraldo.

Pela Seleção Brasileira, Zé Geraldo colecionou inúmeras conquistas. Foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos da cidade do México em 1975 e San Juan em 1979. Participou de duas Olimpíadas, em 1968 (México), quando o Brasil foi o 4º colocado, perdendo a medalha de bronze para a Rússia, e em 1972 (Munique), quando o Brasil ficou em 7º lugar.

Próximo do fim da carreira, passou a ser técnico e jogador em 1986, ganhou o título de campeão da 1ª divisão, conquistando o acesso do Tênis Clube para a Divisão Especial. E em 2000 também comandou o Tênis, com o 3º lugar no campeonato e novo acesso para a divisão principal.
Zé Geraldo dirigiu a equipe da ADC Embraer, em 1990, que chegou a fazer frente aos grandes do basquetebol paulista. No mesmo ano comandou o time campeão dos Jogos Regionais. Também dirigiu equipes de base e ganhou títulos com a garotada da Embraer e da Associação Esportiva São José.

“Eu tive uma carreira abençoada”, conclui Zé Geraldo.

Dedé: outro exemplo
Antes da homenagem a Zé Geraldo, a Semana do Basquete teve outro momento especial: um bate-papo descontraído com o ex-jogador André Stefanelli, o Dedé, ex-atleta e atualmente supervisor técnico do São José Basketball, que disputa o NBB.

Dirigindo-se especialmente aos jovens do Atleta Cidadão, Dedé contou sua trajetória de mais 20 anos no basquete. Assim como Zé Geraldo, destacou as prioridades e sacrifícios que o atleta precisa ter para alcançar o nível profissional.

“Sacrifiquei momentos de lazer e junto à família por causa do esporte, mas isso faz parte da rotina de um atleta que pretende atuar em alto nível”, destacou.

Por fim, relembrou momentos pelos clubes onde passou e a escolha de morar em São José após o fim da carreira. “Escolhi São José pela acolhida que recebi da cidade e do clube”.

A Semana do Basquete, que este ano chega a sua terceira edição, prossegue até domingo (5). O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, com apoio da Organização Social São José Desportivo e da ACM (Associação Cristã de Moços).

O Dia Municipal do Basquetebol é comemorado em 24 de fevereiro e foi instituído pela Lei Municipal 311/2019.