Nei José SantAnna

São José dos Campos se prepara para comemorar a 3ª Semana Municipal do Basquetebol, que acontecerá de 27 de fevereiro a 5 de março. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, com apoio da Organização Social São José Desportivo e da ACM (Associação Cristã de Moços).

A programação terá jogos, clínicas, palestras e homenagem, com o objetivo de divulgar a prática da modalidade na cidade. O Dia Municipal do Basquetebol é comemorado em 24 de fevereiro e foi instituído pela Lei Municipal 311/2019.

A abertura oficial do evento será na segunda-feira (27), a partir das 19h, no auditório do Centro da Juventude, com uma palestra ministrada pelo ex-jogador André Stefanelli (Dedé), supervisor do São José Basketball, aberta a pais e atletas do programa Atleta Cidadão.

Em seguida, a Prefeitura fará uma homenagem especial a um ícone do basquete joseense: José Geraldo de Castro, campeão paulista e brasileiro com o Tênis Clube São José e com passagens importantes pela seleção brasileira entre os anos 60 e 80.

A programação terá sequência na terça (28), com a visita dos jogadores do São José Basketball na EMEFI Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães. Na ocasião, haverá palestra e vivência prática da modalidade com cerca de 300 alunos da escola, além da presença do boneco Sanja, sempre uma atração, sobretudo para as crianças.

À noite será dada a largada para o Torneio Master Amador envolvendo 8 equipes com atletas acima de 45 anos (VEJA TABELA). https://www.sjc.sp.gov.br/media/220887/2%C2%BA-torneio-de-basquete-45plus-tabela.pdf
Os jogos terão sequência até sexta-feira (3) nos ginásios dos centros esportivos Novo Horizonte e Morumbi. Já a final acontecerá no domingo (5), às 10h30, no complexo do Teatrão.

No sábado (4), das 9h às 10h30, na ACM, está programada uma clínica de basquetebol aberta para crianças até 15 anos, ministrada por professores e técnicos do programa Atleta Cidadão. E à tarde, a partir das 14h30, na ADC Inpe, acontecerá um festival de basquete feminino.

No domingo, além da final do Torneio Master Amador, está programado um amistoso de basquete feminino entre São José e Poá, a partir das 9h, no Teatrão.

Confira programação completa:

3ª Semana do Basquete

27/02 a 05/03 de 2023

27/02 – Segunda-feira
Abertura oficial
19h – Palestra ministrada pelo jogador André Stefanelli (Dedé), supervisor do São José Basketball, aberta a pais e atletas do programa Atleta Cidadão

Homenagem ao ex-jogador de basquete José Geraldo de Castro – campeão brasileiro com o Tênis Clube São José e com passagens importantes pela seleção brasileira nos anos 70 e 80

Local: Auditório do Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jd. América)

28/02 – Terça-feira
9h30 às 11h30 – Visita, palestra e clínica dos jogadores do São José Basketball com os alunos da EMEFI Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães

28/02 – Terça-feira
19h – Primeira rodada do Torneio Amador 45+

01/03 – Quarta-feira
19h – Segunda rodada do Torneio Amador 45+

02/03 – Quinta-feira
19h – Terceira rodada do Torneio Amador 45+

03/03 – Sexta-feira
19h – Semifinais do Torneio Amador 45+
Local: CE Morumbi

04/03 – Sábado
9h às 10h30 – Clínica com o técnico do basquete feminino do Atleta Cidadão, Leandro Leal
Treino aberto para crianças até 15 anos
Local: ACM

Festival de basquete feminino
14h30 – São José x Caraguá – sub-13
16h – São José x Caraguá - Sub 15
Local: ADC Inpe

05/03 – Domingo
9h – Amistoso de basquete feminino, categoria sub-18: São José x Poá
10h30 – Final do Torneio Amador 45+
Local: Teatrão (Rua Dr. Ricardo Edwards, 95 - Vila Industrial)

Zé Geraldo: o homenageado

José Geraldo de Castro nasceu em Presidente Prudente, mas está radicado em São José dos Campos desde os anos 1980.

Brilhou como lateral em todas as equipes por onde passou: Corinthians (de 67 a 71), Palmeiras (de 71 a 75), Franca (de 75 a 77) e Tênis Clube São José dos Campos (de 77 a 84).

Pela Seleção Brasileira ganhou medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos da cidade do México em 1975 e San Juan em 1979.

Participou de duas Olimpíadas, em 1968 (México), quando o Brasil foi o 4º colocado, perdendo a medalha de bronze para a Rússia, e em 1972 (Munique), quando o Brasil ficou em 7º lugar.

Quando a equipe de basquete do Tênis Clube encerrou atividades em 1984, Zé Geraldo ainda saiu para jogar pelo Sírio e pelo Rio Claro, mas já tinha fixado residência em São José dos Campos.

No Tênis, foi bicampeão estadual, campeão brasileiro e vice-campeão sul-americano. Foi tricampeão dos Jogos Regionais e campeão dos Jogos Abertos do Interior (1980). Também ganhou títulos no Corinthians, Palmeiras e Franca.

Passou a ser técnico e jogador em 1986, ganhou o título de campeão da 1ª divisão, conquistando o acesso do Tênis Clube para a Divisão Especial. Em 2000 também comandou o Tênis, com o 3º lugar no campeonato e novo acesso para a divisão principal.

Zé Geraldo dirigiu a equipe da ADC Embraer, em 1990, que chegou a fazer frente aos grandes do basquetebol paulista. No mesmo ano comandou o time campeão dos Jogos Regionais. Também dirigiu equipes de base e ganhou títulos com a garotada da Embraer e da Associação Esportiva São José.

Atualmente é integrante da equipe joseense de vôlei adaptado da melhor idade, que conquistou no último mês de janeiro o título de bicampeão da Superliga Nacional.