Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Centro da Juventude, localizado na Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América, recebe nesta quarta-feira (23), das 15h às 20h, o evento Saúde para Todos, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.

Com entrada e participação gratuitas, a Vila da Saúde oferecerá palestras, aulas especiais e exames rápidos que auxiliam no diagnóstico de doenças cardiovasculares e seus principais fatores de risco, como diabetes e hipertensão, entre outras ativações orientadas à prevenção de enfermidades que em larga escala afligem a população brasileira.

Ao chegar ao evento, o visitante deverá se dirigir à área de cadastro, onde uma equipe coletará alguns dados básicos para auxiliar na visita aos estandes. Após uma conversa rápida, ele será direcionado às atividades, aulas e estandes que mais façam sentido ao seu caso, de acordo com fatores como idade e estilo de vida.

A programação prevê aulas de alongamento, teste de glicemia, avaliação física com bioimpedância, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial e orientação física.

No Espaço do Coração, os participantes poderão checar a saúde cardiovascular através de exames clínicos realizados por profissionais especializados. No estande 50+, serão oferecidos exames preventivos que visam garantir saúde e qualidade de vida a todos que se aproximam da terceira idade, ou já são considerados idosos.


E no espaço Saúde Feminina, enfermeiros, nutricionistas e preparadores físicos estarão à disposição para auxiliar nas dúvidas das questões relacionadas à saúde da mulher.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 400 mil pessoas morrem anualmente no Brasil em decorrência de enfermidades cardíacas e sete a cada dez pessoas com mais de 50 anos têm alguma doença crônica. Outro dado preocupante aponta que 40% das mulheres de 40 a 49 anos nunca fizeram mamografia e 20% nunca fizeram papanicolau.