Os amantes do skate em São José dos Campos vão ganhar mais dois espaços para a prática da modalidade. O Poliesportivo de Eugênio de Melo, na região leste da cidade, e o Parque da Cidade, na região norte, vão receber uma pista de skate modular, dentro do projeto 100% Esporte para Todos, implantado em parceria com o governo do Estado.

A execução da primeira base que irá receber a pista de skate modular começa nesta semana nas dependências do Poliesportivo de Eugênio de Melo, ao custo de R$ 114.837,57, com previsão de entrega em 30 dias. No Parque da Cidade, a obra deve começar no próximo mês, já que a licitação ainda não foi concluída.

Após essa obra de infraestrutura nos dois locais serão instalados os equipamentos modulares que ocuparão uma área de 375 metros quadrados (25mx15m): uma rampa de 45º, uma rampa quarter de 4,8m, uma rampa quarter de 6m, uma rampa jump ramp e uma rampa spine.

Os novos espaços serão compatíveis à prática da categoria street. Cada módulo do street park custará R$ 198.923,08, recurso que virá dos cofres do Estado. O convênio prevê a contrapartida da Prefeitura na execução das bases.

O objetivo do projeto é oferecer à população equipamento adequado à prática desportiva, ampliando a oferta de atividades físicas disponíveis, visando promover a melhora da qualidade de vida e saúde de seus frequentadores.

No Poliesportivo de Eugênio a previsão é que a pista seja liberada para uso da população até o final deste ano. No Parque da Cidade deverá ser entregue em meados de janeiro, já que a licitação para a construção da base ainda se encontra em andamento.

Ampliação

A construção das novas pistas amplia as ações da Prefeitura no incentivo à prática do esporte. No primeiro semestre, teve o início o programa Skate na Cidade, em oito unidades esportivas, que possibilita o empréstimo de skates e equipamentos de segurança para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos para a atividade recreativa.

Além do skate, são oferecidos capacetes e kits de segurança nos tamanhos P, M e G, como cotoveleira, joelheira e protetor de punho. Para participar do projeto é só fazer o cadastro no aplicativo São José Viva.