Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Em comemoração ao Dia da Criança, 12 de outubro, a Prefeitura de São José dos Campos promove nesta quarta-feira a 4ª edição do Festival de Futebol Sub-8. A competição será disputada no estádio Martins Pereira, a partir das 8h, e deve seguir até o início da tarde.

O torneio, organizado pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, reunirá cerca de 300 crianças, representando 16 equipes de escolinhas públicas e particulares da cidade. A inscrição dos times foi feita de forma gratuita e a escolha dos participantes aconteceu por critérios técnicos estabelecidos pela organização.

O objetivo do evento é proporcionar às crianças um dia de diversão, lazer e aprendizado. Quatro equipes das escolinhas municipais, gerenciadas pela DAEC (Divisão de Atividades Esportivas e Comunitárias) confirmaram participação.

A composição dos elencos foi feita por meio de seleção dos treinadores dos polos de cada região. Além dos times das escolinhas públicas, está confirmado também na disputa duas equipes do programa Atleta Cidadão e duas equipes vinculadas a projetos sociais: Igreja da Cidade e Projeto Vencer.

O Festival de Futebol Sub-8 terá apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Secretaria de Mobilidade Urbana, que farão a segurança e organização do trânsito no entorno do estádio. Haverá plantão com ambulância no interior do Martins Pereira em caso de qualquer incidente.

São esperados cerca de 4.000 pessoas nas arquibancadas do estádio Martins Pereira, que fica na rua Ana Gonçalves da Cunha, 340 – Jardim Jussara.

Regras e disputa



O torneio será disputado em quatro fases, com a primeira organizada em quatro grupos com quatro times cada. As equipes jogarão no mínimo três vezes e, no máximo, seis.

Na primeira fase, os times jogarão em turno único, classificando-se para a segunda etapa os dois que somarem o maior número de pontos. Os critérios de desempate, por ordem de importância, serão: equipe com mais jogadores presentes, saldo de gols, mais gols marcados, confronto direto e sorteio.

A partir da segunda fase os jogos serão no sistema de mata-mata, com o primeiros colocados de cada grupo enfrentando os segundos colocados (1º B x 2º C, 1º A x 2º D, 1º C x 2º B e 1º D x 2º A). Os vencedores farão a semifinal e depois, quem ganhar, decidirá o título do torneio.

Os quatro melhores receberão premiação e todos os atletas participantes ganharão medalha de participação.

O festival terá partidas durante toda a manhã no gramado do Martins Pereira, que será dividido em quatro campos de 45,0 m de comprimento e 30,0 m de largura. As traves das metas terão 4,0 m de comprimento por 2,0 m de altura.

De acordo com a organização, a decisão de reduzir o tamanho dos campos foi tomada por questões técnicas, como estimular mais contato com a bola, maior número de finalizações, maior tempo de bola rolando e para corresponder com o esforço físico dos atletas.

Com a redução do espaço, os times entrarão com oito jogadores em campo (sete na linha e um goleiro). As substituições são ilimitadas e volantes, não havendo necessidade de paralisação do jogo. As partidas terão dois tempos de 12 minutos, com cinco minutos de intervalo.

Equipes participantes

Grupo A
DAEC B
Atleta Cidadão B
Esplanada F.C.
DAEC Leste

Grupo B
Moereira Sport
DAEC C
Projeto Vencer
Embraer

Grupo C
Igreja da Cidade
Wolfs Soccer
São Paulo F.C.
Alpha Soccer

Grupo D

DAEC Sul
Esporte Clube Oriente
União Joseense
Atleta Cidadão A