Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Jogar em um grande clube, chegar à seleção brasileira, conquistar títulos e ser orientada pelos principais treinadores do mundo. Que atleta um dia não sonhou com esse roteiro digno dos grandes campeões? Pois em São José dos Campos não faltam exemplos de jovens, em diversas modalidades, que alcançaram o estrelato depois de muita dedicação e resiliência.

É o caso da Maira Cipriano, que começou a praticar voleibol aos 11 anos, no programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos, e está de malas prontas para realizar o sonho de atuar na Europa. Depois de passar por grandes clubes no Brasil, a ponteira, de 1,85m e hoje com 27 anos, vai jogar a próxima temporada no Chemik Police, da Polônia.



Durante três semanas, antes da viagem para sua primeira experiência europeia, Maira – que acabou de se desligar do Flamengo, seu último clube – voltou para casa para manter a forma e realizar um período de treinamento com as atletas da equipe joseense do Atleta Cidadão, que no momento disputa o Campeonato Paulista da categoria sub-21 e os Jogos Regionais.

“É um prazer enorme treinar com as meninas, manter o ritmo até a viagem. Aqui me sinto acolhida, é um sentimento de carinho recíproco”, revelou.

Maira ficou particularmente surpresa ao ver a estrutura que é oferecida à equipe no complexo do Teatrão, base de treinamento do vôlei feminino joseense. “É uma novidade, não conhecia, é importante ver que o projeto continua forte, sendo referência na revelação de talentos”, disse a jogadora.

Para o técnico da equipe joseense, Eder Ramos de Paula, a presença de Maira nos treinamentos, mesmo que por apenas três semanas, é gratificante e serve de estímulo para as atletas. “É importante para as meninas verem que uma atleta que começou no programa atingiu um patamar tão alto na carreira, sendo espelho para elas”, afirmou.

Para a ponteira Isabela Maria, de 19 anos, essa troca de experiência dá ainda mais motivação para o grupo. “Estou gostando muito, é importante se espelhar em alguém que teve uma caminhada tão vitoriosa. Estamos aprendendo muito com ela durante os treinamentos, melhorando os fundamentos, ela conversa bastante com as atletas”, afirmou.

Quem também está curtindo a presença de Maira é a central Vitória Andrade, de 19 anos. “Ela conversa bastante com as meninas, dá dicas, compartilha muitas informações. A gente aprecia a técnica que ela tem e para nós é uma inspiração”, completou.

Sucesso nas quadras

A trajetória de Maira, de fato, é inspiradora para as jovens que sonham com sucesso na carreira. Moradora do Jardim Paulista, Maira estudava na escola Áurea Cantinho quando, aos 11 anos, passou na peneira da escola e foi inserida na equipe de vôlei do Atleta Cidadão.

Começou a se destacar nos treinos e jogos e, aos 14 anos, recebeu convite para jogar na base do Osasco. Dois anos depois foi para Barueri e em seguida, para o Pinheiros, onde ficou por seis anos, sendo sua primeira equipe na categoria adulta.

Foi treinada pelos principais técnicos brasileiros, como José Roberto Guimarães e Bernardo Rezende, o Bernardinho. Passou pelos principais clubes do país, pela seleção brasileira de base e chegou à seleção principal, sendo campeã sul-americana.

E títulos não faltam nessa trajetória. Os principais são o de campeã Sul-Americana Sub-23, vice-campeã da Superliga B, campeã da Copa do Brasil, vice-campeã da Supercopa, campeã Sul-Americana, campeã Paulista e campeã Carioca.

Seu último clube, o Sesc Flamengo, chegou até a semifinal da Superliga Nacional Feminina na atual temporada 2021/2022. Neste ano, ela chegou a ser convocada para a seleção comanda por José Roberto Guimarães para os treinamentos visando a Liga das Nações (VNL), mas pediu dispensa alegando questões particulares.

“Estou muito animada, ir para a Europa é algo completamente novo para mim e decidi enfrentar esse desafio”, disse a jogadora, que terá a oportunidade de jogar a Champions League pelo atual campeão polonês.

Maira viaja para a Polônia no próximo dia 28 de agosto.