Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A delegação de São José dos Campos que participou dos Jogos Abertos da Juventude, disputados em Presidente Prudente, de 15 a 23 de julho, somou a maior pontuação entre os 141 municípios presentes na competição, que reuniu 3.115 atletas.

O resultado comprova a força do esporte de base joseense, que repete a colocação conquistada em Marília, em 2019, última edição dos Joguinhos, que voltaram a ser disputados em 2022 após dois anos de paralisação por conta da pandemia de covid-19.

Na pontuação simulada de acordo com o praticado nos Jogos Abertos do Interior, a delegação joseense somou 95 pontos, seguida por Santos (segunda colocada), com 89, e Praia Grande (terceira), com 64.



Ao todo, os atletas joseenses levantaram cinco troféus de primeiro colocado (basquete masculino, futsal masculino, judô feminino, futebol feminino e ginástica rítmica categoria B), quatro de vice-campeão (basquete feminino e judô masculino) e um de terceiro colocado (ginástica artística masculina – 16 anos).


As demais modalidades que pontuaram foram: ginástica rítmica categoria A (quarta colocada); xadrez masculino, tênis masculino e vôlei feminino (quinto lugar); natação feminina, handebol masculino e handebol feminino (sexto lugar); vôlei de praia masculino e natação masculina (sétimo lugar).

Entre regiões

Promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado, os Joguinhos são uma disputa entre regiões esportivas de São Paulo, reunindo jovens talentos do esporte com idade máxima de 19 anos completos.

São José disputou a competição com mais de 200 atletas vinculados ao programa Atleta Cidadão, representando a 2ª Região Esportiva do Estado, que compreende os municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região mogiana.

Na classificação geral, a 2ª Região terminou em segundo lugar, com 133 pontos. A 1ª Região Esportiva, de Santos, foi a campeã somando 162 pontos.

Pontuação final das cidades
10 primeiras colocadas

1º) São José dos Campos, 95 pontos
2º) Santos, 89
3º) Praia Grande, 64
4º) São Bernardo, 41
5º) Araraquara, 40
6º) Presidente Prudente, 38
7º) Franca, 36
8º) Bauru, 35
9º) Araçatuba, 32
10º) Sorocaba, 28