Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Atletas paralímpicos de São José dos Campos, que competem com apoio da Prefeitura, se destacaram em competições nacionais e estaduais disputadas na semana passada nas modalidades de bocha, ciclismo e karatê.

No Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica realizado de 25 a 28 de julho no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, a equipe de São José conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze.

Thulio Toledo foi o campeão na Classe BC3 Masculino e Talita Julia venceu na Classe BC2 Feminino. Já Rubens de Oliveira terminou na terceira posição na Classe BC3 Masculino.

Thulio, Rubens, Talita e Antônio Leme (já estava classificado) representarão São José no Campeonato Brasileiro em setembro na cidade de Uberlândia, Minas Gerais.

A equipe joseense, comandada pelo técnico Zezinho Guardia, e o atleta Thulio Toledo (individual), têm o patrocínio da Vinac e o apoio da Prefeitura através da LIF - Lei de Incentivo Fiscal do Esporte.

Paraciclismo

Na modalidade de paraciclismo, a equipe joseense, representada pelo Instituto Athlon, disputou a 2ª etapa da Copa Brasil na cidade de Leme-SP.

No total foram oito medalhas, com os atletas Josyane Nowacki (ouro nas provas contrarrelógio e resistência), Adriano Matunaga (ouro contrarrelógio e resistência), Sabrina Custódia (prata contrarrelógio e resistência), Marcos Ribeiro (ouro contrarrelógio) e Marcelo Andrade (bronze contrarrelógio).

Além dos medalhistas, a equipe contou com as participações de Fernando Carvalho, que conquistou o 6° lugar na prova de resistência e o 7° na contrarrelógio, e Rogério Lima, que terminou em 10° nas duas provas.

Karatê

Outros dois atletas do Instituto Athlon se destacaram no Campeonato Paulista de PCD, que realizou sua primeira edição no último sábado (30). O evento, que valeu pontos para o Ranking Estadual, teve dois atletas joseenses como medalhistas.



Júlia Kuranaga Rosa se sagrou a primeira campeã paulista do Parakaratê 2022, na categoria sênior feminino D2 Absoluto (Autistas e Deficientes Intelectuais), garantindo a sua vaga para a final do Brasileiro que ocorrerá em dezembro.

Matheus Elias de Oliveira, de 24 anos, se sagrou vice-campeão paulista na categoria sênior masculino D2 Absoluto (Autistas e Deficientes Intelectuais), também garantindo a sua vaga para a final do Brasileiro.

O torneio também realizou um Festival de Parakaratê aberto a todas as idades e categorias. Nesta competição, os atletas Yan, Matheus e Júlia trouxeram três medalhas de ouro para São José dos Campos.