Uma sessão solene na Câmara Municipal de São José dos Campos, na noite desta sexta-feira (22), marcou as comemorações pelo 40º aniversário de fundação do São José Rugby. O evento contou com a presença de dirigentes, ex-atletas, autoridades, colaboradores e patrocinadores que apoiaram a trajetória de sucesso da agremiação ao longo desses anos.

Ronaldo Kogake, presidente do São José Rugby, abriu os depoimentos fazendo um breve relato sobre a história do clube, que começou de forma despretensiosa com um grupo de garotos curiosos em conhecer o esporte.

“Hoje nos transformamos na capital do rugby, somos o clube mais vitorioso do Brasil, mas não foi uma trajetória fácil”, disse.

Ele citou ex-atletas e dirigentes que ajudaram a construir essa história, destacando, em especial, o ex-presidente Ange Guimerá, já falecido, que hoje empresta seu nome ao CT do clube, no Poliesportivo Campo dos Alemães. “Sua presença no clube representou um divisor de águas”, destacou o dirigente.

Esposa do principal homenageado da noite, Ilma Guimerá esteve presente no evento, juntamente com outros familiares. De improviso, fez um depoimento emocionado, lembrando do esforço do marido em unir o esporte com ações sociais.

“Além do projeto rugby social e a construção da sede, o maior legado dele foi dar credibilidade e visibilidade ao clube, fazendo com que conquistasse todo apoio que hoje o São José tem da sociedade. Ele fazia isso pensando em todos”, disse Ilma, lembrando do apoio do poder público ao esporte.

Ao final do seu pronunciamento, Ilma presenteou o município com peças do acervo particular do ex-dirigente, como troféus, medalhas e placas recebidas ao longo dos anos e entregue por entidades nacionais e internacionais, para que sejam expostas no Museu de Esporte, localizado no estádio Martins Pereira.

Dirigentes, ex-atletas, colaboradores e patrocinadores foram homenageados com um diploma pelo apoio que prestaram ao clube ao longo desses anos.

As comemorações prosseguem neste domingo (24), das 8h30 às 13h, no Poliesportivo Campo dos Alemães (CT Ange Guimerá), sede do clube, com a realização de um torneio infantil reunindo 10 clubes e aproximadamente 300 crianças nas categorias M13, M11, M9 e M7 (7 a 13 anos).

Além dos jogos, a programação prevê Rua de Lazer (recreação infantil) e premiação a todos os atletas participantes. As atividades estão inseridas na programação de aniversário de 255 anos de São José dos Campos.

Referência

O São José Rugby é o maior campeão estadual e nacional da modalidade, referência do esporte no país, celeiro de grandes jogadores que ao longo dos anos defenderam a seleção nacional em competições pelo mundo afora.

Detentor de 10 títulos de campeão brasileiro e de 11 estaduais, entre outros, o clube também é um tradicional exportador de talentos. Hoje conta com 360 atletas, entre adultos e crianças.

A exposição comemorativa aos 40 anos do São José Rugby, que esteve presente no saguão de entrada da Câmara Municipal durante esta semana, poderá ser vista Shopping Jardim Oriente no período de 7 a 16 outubro.

O São José Rugby compete com apoio institucional da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, e conta com o patrocínio de importantes marcas, como Poliedro Educação, DM, Vinac Consórcios e Sicoob Cressem. As empresas Emercor e Tomovale também apoiam a agremiação.