A oitava edição do Conexão Juventude reuniu, neste sábado (28), centenas de pessoas no Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras, na região leste, com uma programação bem diversificada, unindo cultura, esporte e recreação.

O evento foi marcado pela grande participação das crianças, que aproveitaram todas as atrações, dando destaque para as culturais como a oficina de caricatura, as pinturas à mão e de rosto e as exposições de games e do Cephatron #1860 – núcleo de robótica do Cephas (Centro Educacional Hélio Augusto de Souza).

Para conseguir um retrato personalizado de si mesma, a criançada fez fila na tenda montada para os artistas Alessandro e Arnaldo.

Entre uma caricatura e outra, o professor Alessandro Francisco Gabriel, 33 anos, que trabalha com desenho há quase 30 anos, explicou que a atenção para os mais novos é essencial para que se desperte neles a veia artística, assim como aconteceu com ele mesmo.

“Quando entrei na escola, brincava com a lápis e já comecei a rabiscar. Aí com 15 anos comecei (desenhos) a vender para os amigos”, contou.

O professor completou elogiando a oportunidade de expor o trabalho em um espaço com total proximidade da população. “Isso vai incentivar mais crianças a se dedicar, não só a caricatura, mas a outras artes também. Quanto mais cedo, melhor para começar”, afirmou Alessandro Francisco.

Outra atração que chamou a atenção do público foi o estande do Cephatron #1860. Os alunos responsáveis pelos projetos de robótica do Cephas explicaram ao público a funcionalidade das máquinas expostas e deram a oportunidade dos visitantes as comandarem.

Rosiel Leite de Medeiros, 35 anos, morador do Jardim Castanheiras, soube do Conexão através do site da Prefeitura e convidou a esposa e os dois filhos de 5 e 11 anos para aproveitarem os brinquedos infláveis e o campeonato de BMX. No entanto, ele e a família, assim que chegaram ao evento, prestigiaram o estande do Cephatron e se impressionaram com os projetos.

“Achei muito interessante. A gente pôde ter o contato aí com o pessoal de eletrônica. Primeira vez (que conheceu o núcleo de robótica)”, disse Rosiel.

No fim da tarde, uma das atrações que mais aglomerou espectadores foi o show de mágica realizado por Thiago Rossi, no palco montado próximo à piscina, onde acontecia em paralelo o Projeto Verão. Cerca de 1.200 acompanharam o a apresentação, no fim da tarde.

Em todos os cantos

O Conexão Juventude é democrático e tem por objetivo dar espaço a todo movimento jovem que queira desenvolver projetos artísticos, culturais e esportivos, de forma gratuita.

As ações do Conexão Juventude acontecem a cada duas semanas, em diferentes regiões da cidade. As próximas edições estão programadas para acontecer no distrito de São Francisco Xavier, Jardim Aquarius (região oeste) e no Centro da Juventude (região sul).