A 2ª Semana Municipal do Basquetebol será comemorada em São José dos Campos no período de 5 a 13 de março. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, com apoio da Organização Social São José Desportivo e da ACM (Associação Cristã de Moços).

A programação terá jogos, exposição, palestra e homenagens, com o objetivo de divulgar a prática da modalidade na cidade. O Dia Municipal do Basquetebol é comemorado no dia 24 de fevereiro e foi instituído pela Lei 311/2019.

As comemorações começam no sábado (5), das 10h às 12h, com uma clínica gratuita de basquetebol aberta para crianças de 11 a 14 anos, que será ministrada por professores e técnicos do programa Atleta Cidadão. O evento acontecerá na sede joseense da ACM, entidade responsável pela criação do basquete no mundo.

Às 19h, acontecerá a abertura oficial da Conferência Amaury Passos do Campeonato Brasileiro de Basquete, e contará com representantes dos clubes participantes. O evento será no Shopping Oriente, um dos patrocinadores do São José Basketball.

Na ocasião a Prefeitura irá homenagear dois expoentes do basquete joseense do passado: José Edvar Simões e Dirce Marson. E o Museu de Esporte, vinculado à Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, fará uma exposição contando a história do basquete joseense.

A programação prossegue no domingo (6) com um quadrangular amador para jogadores master, das 8h às 12h, e um torneio amistoso com atletas do programa Atleta Cidadão, a partir das 13h, no complexo esportivo do Teatrão, na Vila Industrial.

No período noturno acontece o jogo de estreia do São José Basketball no Campeonato Brasileiro, contra Sodiê Salgados/Mesquita/LSB do Rio de Janeiro, às 19h30, no ginásio Lineu de Moura, com entrada gratuita para o público.

Na segunda-feira (7) a Semana prossegue com uma palestra do técnico do São José Basketball, o argentino Sebastián Figueredo, aberta a profissionais de educação física. O evento acontecerá a partir das 17h no auditório da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Centro da Juventude – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América).

A programação da Semana Municipal será concluída com os cinco jogos do São José pelo Campeonato Brasileiro no ginásio Linneu de Moura, sempre a partir das 19h30, contra o Botafogo na terça-feira; o Praia Clube na quinta; o Osasco na sexta; o Santos no sábado e o Vila Nova no domingo.

Confira abaixo a programação:

2ª Semana Municipal do Basquetebol

5 a 13 de março de 2022

05/03 – Sábado
10h às 12h – Clínica de Basquetebol para crianças de 11 a 14 anos (inscrições no local)
Local: ACM São José dos Campos (Rua José Alves dos Santos, 172 - Floradas de São José
19h – Cerimonial de abertura oficial da sede da Conferência Amaury Passos do Campeonato Brasileiro de Basquete
Homenagens a dois ex-atletas representativos do basquete em São José dos Campos: Edvar Simões e Dirce Marson e exposição sobre a história do basquete joseense

Local: Shopping Oriente (Rua Andorra, 500 – Jardim América)

06/03 – Domingo
8h às 12h - Torneio Amador Masters de Basquetebol Joseense
Local: Teatrão (Rua Dr. Ricardo Edwards, 95 - Vila Industrial)