Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O São José está finalizando os preparativos para a estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, contra o River-PI, na próxima terça-feira (4), a partir das 19h30, no estádio Martins Pereira. Anfitriã do torneio, a equipe joseense é representada pelos atletas da categoria sub-20 do programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos.

Comandado pelo técnico Ricardo Berna, ex-goleiro que passou por grandes clubes do Brasil, o São José se prepara especialmente para a competição há pouco mais de dois meses. Dos 30 jogadores do elenco atual, 18 são remanescentes do Campeonato Paulista Sub-20 disputado no segundo semestre e alguns reforços pontuais vieram para reforçar a equipe no torneio.



A comissão técnica faz os últimos ajustes para a estreia, sabendo da responsabilidade de representar bem a cidade na competição. “A meta é classificar para a próxima fase. Quando um campeonato começa todos os times têm chances iguais de ser campeão. Vamos focar numa boa estreia, buscar um resultado positivo para ratificar o trabalho e aumentar a confiança dos garotos”, disse Berna.

Segundo o treinador, jogar em casa diante da torcida pode ser um fator favorável, mas esse diferencial vai depender do comportamento dos jogadores em campo. “A torcida pode fazer a diferença, mas também depende do jogador ajudar a criar esse ambiente favorável”, completou.

Para isso, a comissão técnica tem procurado trabalhar o lado psicológico dos jogadores, para que não sejam influenciados pelo ambiente externo da competição. “Muitos desses garotos nunca jogaram uma partida com TV, por isso é fundamental que eles tenham tranquilidade e estejam focados apenas em jogar futebol”, disse o treinador.



Diferentemente do grupo de atletas, Berna tem uma longa trajetória no futebol profissional. Aos 42 anos, essa é sua primeira experiência como treinador, depois de viver o mundo do futebol como atleta por 23 anos. Em sua carreira estão passagens por clubes como Fluminense, Náutico, Fortaleza, futebol japonês e o próprio São José, entre outros, até encerrar a carreira em 2018 na Portuguesa.

Ele mora em São José dos Campos desde 2017 e assumiu o comando da equipe sub-20 do Atleta Cidadão em setembro deste ano, durante a disputa do Campeonato Paulista da categoria. O treinador tem ciência que a Copa São Paulo, maior torneio de base do Brasil, será uma vitrine para todos, inclusive para ele que vislumbra começar bem a carreira de técnico. “Vamos dar o máximo para representar bem nossa cidade”.

Expectativa

Entre os atletas, o clima também é de expectativa e ansiedade. Primo do jogador joseense Casemiro, que atua no Real Madrid, o volante Gabriel Marques, de 19 anos, disse que o momento agora é de colocar em prática tudo o que foi feio nos treinos. “Jogar perto da torcida será muito bom”, disse Gabriel, que está no programa Atleta Cidadão desde o ano passado.

Aos 20 anos, o atacante Juan Thimoteo também não esconde a expectativa pelo início do torneio. “Estou ansioso para ver a casa cheia, ver os amigos e a família na arquibancada torcendo por nós”, disse. Sobre a expectativa para a estreia, Juan disse que a meta é pensar um jogo de cada vez. “Vamos buscar os três pontos nesse primeiro jogo”, completou.



O grupo 15 da competição tem, além de São José e River-PI, as equipes do Corinthians e do Resende-RJ, que fazem o segundo jogo da rodada dupla na terça-feira, às 21h45.

A segunda rodada será no dia 7, sexta-feira, e terá São José x Resende-RJ às 19h30 e River-PI x Corinthians às 21h45. Na terceira rodada, no dia 10, segunda-feira, jogam Resende-RJ x River-PI, às 17h45, e São José x Corinthians, às 20h.

Comprovante de vacinação

Os jogos serão com portões abertos ao público, no entanto, os torcedores deverão apresentar o comprovante de vacinação das duas doses ou dose única. Caso tenha somente a primeira dose da vacina, deverá apresentar o resultado negativo do teste PCR realizado até 48 horas antes do jogo ou resultado negativo de teste antígeno com até 24 horas de antecedência.

Na entrada do estádio, uma equipe da Prefeitura fará a verificação dos comprovantes e no interior do local será obrigatório o uso de máscara. Os portões do estádio serão abertos uma hora antes do início dos jogos.