O Centro da Juventude terá um dia bem agitado neste sábado (18) com muito lazer e diversão para um público variado. A programação totalmente gratuita começa pela manhã e se estende até a noite, com shows, atividades recreativas e prestação de serviços na área da saúde para pessoas de todas as idades.

O programa Território de Brincar, uma parceria da Fundação Cultural com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, começa às 9h com uma Rua de Lazer.

Uma equipe com 15 monitores promove atividades como dominó, damas, cai não cai, pula pirata, jogos de lona (ficam no chão), jogos de encaixar, polibol, quebra-cabeça, mini vôlei, mini basquete, futsal, pintura de rosto, pintura com tinta guache, brincadeiras com cordas e bambolês, chinelão, perna de pau, ping-pongue e jogos gigantes (dominó e jogo da velha).

Já a atividade cultural do programa começa às 10h30, com a apresentação do grupo Cia Caixa de Histórias, que traz uma reflexão sobre as memórias vividas e esquecidas em cada um, com o espetáculo A Casa de Dentro da Gente.

Batalha de MCs

No final da tarde, a partir das 18h, será a vez do público jovem se entreter com a batalha de MC Pavilhão de Rimas (PDR) que marca o encerramento das atividades do ano.

Nesta edição de confraternização vai acontecer uma batalha de MC em formato bate-volta individual, com Mcs convidados de São José, da região do Vale do Paraíba e também da capital paulista.

Os interessados em participar devem comparecer momentos antes do início e procurar os responsáveis pela organização. Também está prevista uma apresentação de Ericon (Eric Guimarães) e Rod (Rodrigo Lopes).

Vacinação e campanha

Durante o dia, será montado um posto móvel de vacinação contra a covid-19, que irá atender das 15h às 21h. O objetivo é atender sobretudo os jovens que ainda não se vacinaram ou que estão com o ciclo vacinal atrasado.

Também está programada das 18h às 21h uma ação da Secretaria de Saúde junto ao público presente. Inseridos na campanha do Ministério da Saúde denominada Fique Sabendo, os agentes da Vigilância Epidemiológica irão ofertar testes rápidos para HIV e sífilis, além de orientações e distribuição de preservativos.

O objetivo da campanha é conscientizar a população, sobretudo os mais jovens, sobre os riscos destas doenças e a importância do diagnóstico precoce, das formas de apoio e tratamento.

O teste rápido demora em torno de 20 minutos, podendo se estender por mais tempo no pós-aconselhamento dependendo do resultado. Todos os casos positivos são encaminhados ao CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas) para o acompanhamento (exames específicos) e tratamento (com antirretroviral, antibióticos, antifúngicos, etc).

O encontro de MC’s é realizado pelo Departamento de Programas para a Juventude, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, e nesta edição conta com apoio da Secretaria de Saúde.