Entre as centenas de medalhas distribuídas durante a Surdolimpíada Nacional 2021 realizada em São José dos Campos, de 4 a 7 de dezembro, sete delas foram conquistadas por atletas da cidade: três de ouro, uma de prata e três de bronze. Eles representaram a Federação de São Paulo, a grande campeã da competição.

Entre os destaques estão três atletas do vôlei feminino que conquistaram a medalha de ouro: Fernanda Marques, Ana Beatriz Mathioli e Rhayanna Teodoro Chaparro Rodrigues Alves. Na final, a equipe paulista derrotou Paraná, no jogo que marcou o encerramento dos jogos no Teatrão, na última terça-feira (7).

Fernanda Marques, ouro no vôlei

Ana e Rhayanna, ouro no vôlei

A medalha de prata foi conquistada por Aline Souza Silva, no xadrez, a primeira joseense a subir ao pódio na competição, no sábado (4). Buscaram a medalha de bronze o corredor Aislan Flavio da Silva, no atletismo, além de Jean Cristian Alves Cope e Wallace Pantaleão Lourenço Alves, no basquete masculino.

Jean e Wallace, bronze no basquete

Aislan, bronze no atletismo

Balanço

Para Felipe Freitas, presidente da Associação dos Surdos de São José dos Campos (ASSJC), sediar o maior evento desportivo de surdos do Brasil significa muito para a associação e os surdos de São José dos Campos. “Este acontecimento foi um marco histórico na trajetória do surdodesporto, promovendo a visibilidade aos surdoatletas, a Língua Brasileira de Sinais e a Cultura Surda, desenvolvendo a acessibilidade de excelência aos surdos. Esta ação é o começo de muitas conquistas à inclusão de surdos na sociedade”, disse.

“Agradeço a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos e a Secretaria de Esporte pela oportunidade de melhorar o futuro de muitas coisas para a comunidade surda de São José dos Campos”.

O evento foi promovido pela Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS), com apoio logístico da Prefeitura, e reuniu mais de 700 atletas e comissões técnicas, representantes de 18 estados da federação, que disputaram 15 modalidades.

Em sua 3ª edição, o evento teve a Federação de São Paulo como a grande campeã, com 42 medalhas, sendo 24 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze. O segundo lugar ficou com a Federação do Rio de Janeiro com 20 medalhas, sendo 9 ouros, 5 pratas e 6 bronzes. Já a Federação do Rio Grande do Sul ficou com a terceira colocação, com 22 medalhas, sendo 8 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze.

Durante a cerimônia de encerramento Diana Kyosen, presidente da CBDS, agradeceu a todos os envolvidos no evento. “Estou muito feliz por encerrar esta que foi a maior edição já realizada da Surdolimpíada Nacional. Agradeço especialmente a Prefeitura de São José dos Campos, pela recepção, a Secretaria Especial do Esporte, por meio do secretário Nacional do Paradesporto que, além do apoio, prestigiou nosso evento durante todos esses dias”, disse.