Cerca de 30 profissionais vinculados à Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura receberam nesta segunda-feira (22) a capacitação para atuarem como árbitros durante a Surdolimpíada Nacional 2021, que acontecerá de 4 a 7 de dezembro em São José dos Campos.

O treinamento esteve a cargo de uma equipe técnica da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos (CBDS), que transmitiu as orientações necessárias para que aconteça uma boa comunicação com os atletas durante as competições, sobretudo por meio da linguagem de sinais.

A cerimônia de abertura do evento será no sábado (4), às 9h, no novo complexo esportivo do Teatrão, na Vila Industrial. Na sequência já estão previstos os primeiros jogos na modalidade de vôlei no local.

O evento é voltado para os surdoatletas brasileiros, vindos de 18 estados, filiados às federações estaduais de desportos de surdos. A competição reunirá cerca de 800 pessoas, entre atletas e comissões técnicas, que disputarão 15 modalidades.

A maior delegação será a do Rio Grande do Sul, com 108 surdoatletas, seguida por São Paulo, com 96. Também estarão presentes representantes dos estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

As competições acontecerão nos seguintes locais: atletismo (Centro Poliesportivo João do Pulo), badminton (Clube Orion), basquete (ginásio da AESJ), ciclismo de estrada (Parque Ribeirão Vermelho, Urbanova), handebol (Centro Esportivo Vale do Sol), judô (ginásio da AESJ), karatê (ginásio da AESJ), mountain bike (Parque Alberto Simões) natação (ginásio da AESJ), taekwondo (ginásio da AESJ), tênis de mesa (Master Pong), boliche (Vale Sul Shopping), vôlei (Teatrão), vôlei de praia (Thermas do Vale) e xadrez (Centro da Juventude).

Esta será a terceira edição da Surdolimpíada Nacional. A primeira foi realizada em 2002, na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com a participação de cerca de 1.500 Surdoatletas, de nove estados pertencentes a vários clubes e associações de surdos.

A última edição aconteceu em junho de 2019 na cidade de Pará de Minas-MG e contou com mais de 300 atletas de 14 federações de estados brasileiros.

O evento em São José dos Campos tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.