Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Um grupo de alunos de medicina da Universidade Anhembi Morumbi, de São José dos Campos, esteve no Centro da Juventude nesta quarta-feira (17) para conscientizar jovens sobre o avanço das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) por meio da campanha ‘Fique Sabendo’, do Governo Federal, que tem como objetivo a realização de testes rápidos de HIV e Sífilis. Cerca de 90 pessoas foram abordadas no local.

A ação é uma parceria entre a universidade e o Departamento de Educação em Saúde da Prefeitura de São José e contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Por meio de abordagens individuais e coletivas, os estudantes destacaram o avanço de doenças como a sífilis no país e informaram sobre a existência de testes rápidos para o diagnóstico precoce das doenças nos postos de saúde e os tratamentos existentes.

A professora de Atenção Integral à Saúde da universidade, Luciene Chagas, disse que a atividade tem como objetivo despertar a importância do trabalho de prevenção. “O trabalho de campo permite ao aluno perceber que a saúde não é somente uma questão de ausência de doença, mas de prevenção por meio de uma construção biológica e social”, disse.



Ela também disse que é uma forma de conscientizar a população, principalmente os mais jovens. “Os jovens estão menosprezando os cuidados com prevenção. É importante mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”.

A estudante de medicina Dyovanna Cristina Passos Ferreira, 18 anos, disse que a atividade de campo por meio da abordagem é eficiente porque conscientiza. “É uma experiência bem legal porque nem todos se protegem e desconhecem o avanço da doença”.

O estudante Leonardo Idres, 22 anos, disse que o objetivo de conscientizar as pessoas foi atingido. “As pessoas desconhecem a existência dos testes rápidos e gratuitos. Atingimos nosso objetivo de conseguir conscientizar as pessoas”, disse.

Programação

O grupo de estudantes realiza nova abordagem no Centro da Juventude na próxima segunda-feira (22), no período da tarde.

O programa da universidade prevê ainda abordagens em outros três espaços públicos. No parque Vicentina Aranha, os estudantes estão fazendo abordagens sobre o câncer de mama; no Parque da Cidade sobre a febre maculosa e na UBS do Parque Novo Horizonte e praças públicas do bairro o tema é o câncer de próstata e a importância da vacinação. No total, 180 alunos estão envolvidos no projeto.