Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A equipe masculina do São José Goalball/Athlon retorna às quadras nesta quarta (10), às 15h40, na disputa do Campeonato Brasileiro da modalidade, Série A, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O campeonato segue até 14 de novembro.

O maior torneio de goalball do país, organizado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), reúne 12 equipes masculinas e 8 femininas que irão disputar 42 jogos em busca do título nacional. O campeão brasileiro garante vaga para o Campeonato Mundial Interclubes de 2022, a ser realizado em Portugal, em novembro de 2022.



A equipe de São José irá competir na modalidade masculina. A delegação joseense é formada pelos atletas Alan Alex Nogueira das Neves, Alesson Pinheiro dos Santos de Jesus, Gabriel Olavo Damasceno Rodrigues, Ivanilton Idalino da Silva, Luciano de Sousa Batista e Washington Elvis da Silva Santos.

Também integram a delegação o técnico Renê Quintas, o auxiliar técnico Thiago Afonso, o coordenador e preparador físico Lincoln Marcio Marciano, além de Thiago Batista no staff e o chefe da delegação, Kelvin Bakos. A equipe joseense é considerada a terceira melhor do Brasil e compete com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.



Competição

Na competição, os times estão divididos em três grupos com quatro equipes cada. A equipe do São José Goalball/Athlon faz parte do grupo C, que conta também com as equipes do LMC-SP (Lar das Moças Cegas), RDM-DF (Refrão de Mármore) e Adevibel-MG (Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte).

Os times, divididos em três grupos, jogam entre si nas chaves. Avançam os oito melhores no geral, independentemente do grupo. Nas quartas de final, os duelos reunirão: 1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º; 4º x 5º. Os ganhadores se cruzam nas semifinais para que se conheçam os dois finalistas.

Devido aos protocolos sanitários, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, não poderá receber público externo. Mas as partidas terão transmissão ao vivo pelo canal do CBDV no YouTube.



Modalidade

Criado em 2012, o goalball foi a primeira modalidade desenvolvida pelo Instituto Athlon. Em 2019, subiu da série B para a série A do Campeonato Brasileiro. Em sua estreia na série A, terminou o Brasileiro em terceiro lugar, atrás do Sesi-SP e do Santos FC, equipes que formam a base da seleção brasileira.

Athlon

O Instituto Athlon foi criado em 2011 como Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos. Atualmente a entidade desenvolve nove modalidades esportivas de socialização, integração e de alto rendimento para pessoas com deficiência, envolvendo mais de 100 paratletas com idades entre 12 e 58 anos.

A equipe Athlon / São José dos Campos é apoiada pela Prefeitura por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).


Partidas

Dia 10 (quarta)
15h40 – São José/Athlon x Adevibel/Belo Horizonte

Dia 11 (quinta)
12h20 – São José/Athlon x RDV/Brasília

Dia 12 (sexta)
9h50 – São José/Athlon x LMC/Santos

Dia 13 (sábado)
8h30 – Quartas de final: 1º x 8º
9h20 – Quartas de final: 2º x 7º
10h10 – Quartas de final: 3º x 6º
11h – Quartas de final: 4º x 5º
15h10 – Semifinal 1
16h – Semifinal 2

Dia 14 (domingo)
9h50 – Bronze
13h – Final (Transmissão ao vivo pela SporTV2)