Propostas estratégicas para o desenvolvimento do esporte, lazer e qualidade de vida de São José foram debatidas por profissionais da área de diversos segmentos esportivos, atletas e sociedade civil, durante pré-conferência do Esporte realizada nesta sexta-feira (1), no Cefe (Centro de Formação do Educador), em encontro promovido pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida em parceria com o Conselho Municipal do Esporte.

Durante o evento também foram eleitos os delegados que terão direito a voto na elaboração do Plano Decenal para o Esporte, Lazer e Qualidade de Vida.

As propostas discutidas na pré-conferência servirão de base para a elaboração do plano estratégico por meio de políticas públicas para os poderes executivo e legislativo nos próximos dez anos.

Foram debatidos temas em torno de quatro eixos temáticos: Saúde e Qualidade de Vida; Fomento e Financiamento; Estrutura Esportiva; Relação Social e Ética Esportiva.

Para a psicóloga do esporte, Mariana Xavier Cardoso Ribeiro, do Instituto Athlon, o encontro foi fundamental para a organização de ideias e planejamento de estratégias para o plano decenal que irá nortear as políticas esportivas no município. Mariana participou do eixo temático sobre Relação Social e Ética Esportiva.

Ela acredita que temas como preconceito e assédio também devem ser debatidos, pois estão presentes no dia-a-dia do esporte, mesmo de forma velada. “Esses e outros fenômenos decorrentes dos treinos e competições precisam ser trabalhados internamente entre atletas, comissão técnica e professores. Devem ser estabelecidas ferramentas de combate e formação dos profissionais, pois eles são espelhos para os jovens atletas.”

O paratleta de judô, Fabiano Ferreira Rosanelle, 41 anos, ficou feliz em contribuir com a política pública destinada ao esporte. Ele defendeu propostas no eixo Fomento e Financiamento por meio da destinação de bolsas de estudos para atletas e paratletas da base e alto rendimento. “O esporte pode ser uma ferramenta de transformação social, principalmente para os deficientes, que têm dificuldade em entrar no mercado de trabalho por falta de qualificação. A parceria com escolas pode ser um grande incentivo para os jovens atletas”.

Todas as propostas apresentadas na pré-conferência serão analisadas pelo Conselho Municipal do Esporte e apresentadas durante a conferência Municipal de Esporte que será realizada no dia 5 de novembro, a partir das 13h, no Cefe.