Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Atletas que participaram do Circuito de Corridas de Rua de 2019 foram premiados nesta quinta-feira (30), em cerimônia realizada pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, no Centro da Juventude.

Ao todo foram entregues 121 troféus para corredores e equipes e mais 12 premiações especiais, entre atletas PCDs e apoiadores dos eventos.

Devido à pandemia, medidas sanitárias foram adotadas no evento, como o distanciamento e o uso de máscaras. Foi liberado o acesso de apenas um convidado por atleta. O evento era para ter acontecido em novembro de 2020, mas foi adiado devido às restrições impostas covid-19.

Mas apesar da espera, a premiação representou reconhecimento e um novo estímulo para a prática da modalidade.

O corredor Gabriel dos Passos Ramos, 64 anos (foto abaixo), do Jardim Morumbi, aguardou ansioso para receber seu troféu. Ele conquistou o prêmio na categoria faixa etária (60-64 anos) nos cinco quilômetros. “Fiquei muito contente. Essa premiação é um incentivo para eu continuar correndo e não parar”.



Gabriel corre desde 2012, quando se aposentou. “Para não ficar parado comecei a correr. E quando chega a idade é preciso se movimentar. Foi ótimo para minha saúde. Sem contar os amigos que fiz”, disse.

Agora sua missão é levar o neto Alisson, 14 anos, para as corridas de rua. “Já consegui levar para pedalar, agora é levar para correr. Vai fazer bem para ele.”

Moradora do Jardim Esplanada, Michelle Gomes, 39 anos (foto abaixo), conquistou o primeiro lugar geral na categoria feminino, melhor tempo em 10 km. “Nunca imaginei ser premiada. Para mim, representa superação e evolução. Esse troféu me mostra que sempre podemos ir além”, disse Michelle.



Ela conta que começou a correr há cinco anos com o objetivo de perder peso. “Comecei com o objetivo de perder peso. Eu era sedentária e uma amiga me convidou. Fui para um grupo de corrida e nunca mais parei. O grupo me abraçou muito. Ganhei amigos. A energia das corridas e das provas é muito boa.”

Michele, que treina três vezes por semana, já disputou uma meia maratona e sua próxima meta é chegar aos 42 km.

Acostumado a receber premiações por sua performance, o atleta Higino Miranda Filho, 52 anos (foto abaixo), garantiu o melhor tempo masculino nos 21km. “Ser premiado sempre é um incentivo. Essa valorização é importante para todos os atletas”.



Morador do Jardim Uirá, ele corre há 15 anos. A corrida que começou para ganhar fôlego no futebol se transformou no esporte preferido. “É meu esporte preferido. Ajuda a desestressar e me levou a conhecer diversos locais no país para participar de competições.”

Calendário anual

Em 2019, 11.546 corredores joseenses participaram do ranking, sendo 6.254 homens e 5.292 mulheres. Foram realizadas 14 corridas durante o ano e para efeito de pontuação o atleta teve que participar de ao menos cinco provas.

Entre as categorias premiadas, melhor equipe por performance e número de participantes; melhor tempo feminino e masculino nos 21km, 15km, 10km e 5km; maior distância masculino e feminino; faixa etária feminino e masculino nos 21km, 15km, 10km e 5km e faixa etária maior distância.

Embora as provas do Circuito Joseense sejam abertas a moradores de outras cidades, somente cidadãos de São José dos Campos podem participar da classificação.