Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Nesta quarta-feira (8), os mais de 200 professores da Organização Social São José Desportivo que estavam cedidos à Secretaria de Saúde para auxiliar na campanha de vacinação contra a covid-19 em São José dos Campos foram oficialmente reincorporados ao quadro de colaboradores da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Eles participaram de um encontro, no auditório do Centro da Juventude, coordenado pelos profissionais do Departamento de Esporte e Lazer da Prefeitura, no qual tomaram conhecimento das orientações e do protocolo de retorno das atividades a partir da próxima segunda-feira (13), quando as aulas nas 59 unidades esportivas da Prefeitura serão reiniciadas depois de um ano e seis meses de paralisação.

A professora de dança do ventre, Mônica Cristina Schlogel, que atua nas unidades do Jardim Morumbi e João do Pulo, está contente com o retorno das atividades.

“É gratificante retomar o trabalho e se sentir produtivo prestando serviços à sociedade. Todos nós superamos esse período de afastamento e agora podemos seguir em frente para um futuro melhor.”

Segundo ela, a atividade física contribui para saúde física e mental. “Há uma necessidade da retomada das atividades físicas para todos. Esse retorno é de grande valor. Será um recomeço, em um ambiente novo e seguro, para nós professores e alunos.”

O professor de modalidades coletivas, Wesley Henrique de Faria, destacou a experiência que teve na UBS do Parque Industrial. “Agregou muito à minha formação e me deu a oportunidade de desenvolver um contato ainda mais humano com a população”.

Wesley trabalhou na triagem e no preenchimento das carteirinhas de vacinação durante a pandemia. A volta para as quadras e para seus alunos simboliza um novo recomeço. “Eu já estava esperando por esse retorno. Ainda mais agora que a população entende a importância da atividade física para saúde. É gratificante.”

Já o professor de natação, João Vitor dos Santos disse ser grato pela oportunidade que teve em contribuir com a saúde. “Gratificante poder ajudar nesse momento difícil e ser útil para sociedade.”

Para ele, o retorno será gradativo. “Não estamos livres da doença então iremos voltar com um novo modelo de atuação, mas com muita alegria.”

Rematrícula aberta

As inscrições dos alunos que frequentavam as atividades regulares nos centros esportivos da Prefeitura até março de 2020 continuam abertas até o dia 1º de outubro. Até o momento, pouco mais de 5.500 alunos já fizeram a rematrícula nas 39 modalidades esportivas disponíveis.

As aulas gratuitas apenas para os alunos que já estavam matriculados serão reiniciadas seguindo os protocolos sanitários necessários no combate à pandemia de covid-19. Para efetuar a rematrícula, o aluno maior de 18 anos deverá procurar o setor administrativo da unidade onde pratica a atividade física. Será necessário fazer a atualização de dados e apresentar o documento oficial com foto e o comprovante de endereço. Menores de idade terão de estar acompanhados de um responsável.

Até março de 2020, quando as unidades foram fechadas devido à pandemia, cerca de 25 mil alunos estavam matriculados. Os que não estavam inscritos e pleiteiam uma vaga para a prática de atividade física gratuita já poderão fazer a pré-inscrição por meio do aplicativo São José Viva, onde é possível verificar os dias, horários e vagas disponíveis nas unidades mais próximas de sua residência.

As unidades esportivas são espaços públicos destinados à prática de atividades físicas, onde são ofertadas aulas gratuitas para a população, em diversas modalidades, como alongamento, basquetebol, caminhada/corrida, condicionamento físico, dança, futebol, futsal, ginástica, hóquei, mini jogos, handebol, taekwondo, judô, karatê, natação, boxe, jiu-jitsu, tênis de campo, voleibol, entre outros, além de 11 modalidades oferecidas ao público PCD.