A Prefeitura de São José dos Campos já deu início à ocupação do espaço do complexo do Teatrão, na Vila Industrial, que dentro de alguns dias se tornará oficialmente a “casa” do programa Atleta Cidadão. Aos poucos, estão sendo instalados os equipamentos de treinos e mobiliários necessários para que o local seja ocupado pelos atletas e coordenadores das modalidades.

O poliesportivo Teatrão será a casa do programa Atleta Cidadão

No momento, se encontram em fase final de instalação dois centros de treinos que serão destinados para as modalidades de luta, como o dojô (judô e demais artes marciais) e o ringue oficial para a prática do boxe.

O dojô será o local de treinos do judô e demais artes marciais

O espaço onde acontecerão os treinos do boxe foi o que exigiu maior investimento, cerca de R$ 60 mil, devido à particularidade do esporte. A Prefeitura adquiriu um ringue padrão oficial, que possibilitará aos atletas vivenciar um espaço real de competições.

“A aquisição do ringue e dos aparatos da modalidade vêm para incentivar ainda mais a formação destes atletas, visto que até então eles só poderiam vivenciar um espaço de competição oficial nos próprios campeonatos”, disse Tiago Reis Trajano, coordenador da modalidade no programa Atleta Cidadão.

Além do ringue, foram adquiridos quatro trilhos para pendurar sacos, 12 sacos (sendo seis médios, três pesados e três gotas), seis tetos solo e quatro torres de impacto. “O projeto do novo Teatrão sempre foi uma grande esperança de uma casa nova para o boxe”, pontuou.

Todos os aparatos deverão estar instalados até o final do mês

Segundo o coordenador, o novo espaço vai possibilitar ainda mais o desenvolvimento do esporte. “Com o ringue oficial futuramente também podemos trazer campeonatos importantes para São José, como o Paulista e o Brasileiro”, completou.

A previsão é que na semana que vem o centro de treinamento esteja concluído com a instalação de todos os aparatos, para que os atletas possam iniciar os treinamentos no local no próximo mês.

Volta aos treinos

Atualmente, os treinamentos de boxe acontecem no Centro Esportivo Campo dos Alemães. A proposta é manter o local como polo para formação e busca de novos atletas e deixar o espaço do Teatrão como centro de treinamento principal para os atletas que já competem.

Os treinamentos no Campo dos Alemães já foram reiniciados seguindo os protocolos de segurança por conta da pandemia de covid-19. No momento, retornaram aos treinos os que já competiam ou estavam inscritos no programa, totalizando 16 atletas divididos em dois horários.

As categorias que estão treinando são a infantil (13 e 14 anos), cadete (15 e 16 anos), juvenil (17 e 18 anos) e elite (acima de 19 anos). Ainda não há previsão para a realização de novas seletivas.

Para este segundo semestre, o calendário prevê a participação de atletas joseenses em diversas competições, como o Campeonato Paulista Juvenil (a partir de 4 de setembro), o Paulista Elite (a partir de 16 de outubro), o Brasileiro Juvenil e Cadete (setembro) e o Brasileiro Elite (dezembro).

Dois destaques individuais da equipe, Beatriz Gomes (que faz parte da seleção brasileira permanente), e Felipe Ignácio (que em julho foi campeão no México defendendo a seleção nacional), se preparam, respectivamente, para uma competição das Forças Armadas e o Pan-Americano juvenil.