A Prefeitura de São José dos Campos publicou o edital de concorrência pública para concessão da exploração do espaço da Arena Municipal de Esportes, localizada no Jardim das Indústrias, região oeste da cidade.

Os envelopes com a documentação e a proposta devem ser protocolados pelas concessionárias no Departamento de Recursos Materiais, localizado no Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123), até as 9h do dia 3 de agosto de 2021.

O objeto da concessão é a administração, gestão, operação, exploração e manutenção da Arena Municipal de Esportes, pelo prazo de 20 anos, prorrogável por mais 10 anos.

O modelo de negócios proposto consiste em uma concessão, com base na Lei Federal nº 8.987/1995. Na classificação das propostas, será levada em conta a maior oferta de percentual de remuneração mensal, não inferior a 5% a ser aplicada sobre a receita bruta da concessionária.

A arena pode converter-se em espaços multiuso capazes de receber diferentes modalidades de eventos esportivos, culturais, sociais, entre outros, com segurança, conforto e viabilidade econômica.

De acordo com o edital, deverão ser reservados dois dias da semana (terça e quarta-feira) para realização de atividades ou eventos das equipes esportivas que representam o município, sem ônus para o poder público.

A concessionária poderá explorar comercialmente a arena, abrangendo publicidade e estacionamento, com a cobertura correspondente de seguro. Um dos itens do edital refere-se à possibilidade de substituição do pavimento existente por piso removível. Caso isso não ocorra, a concessionária deverá garantir sua plena proteção para o uso em eventos esportivos.

Serão admitidas na concorrência pública as empresas ou consórcios de empresas na forma estabelecida no edital.

A arena

A arena, localizada na Rua Winston Churchill, 230, foi construída em um área de 10.700 m2, além de um estacionamento com 15.700 m2 (705 vagas).

A quadra poliesportiva servirá às diversas equipes apoiadas e mantidas pela Prefeitura e poderá comportar apresentações artísticas, competições e eventos oficiais de outras modalidades, como judô, taekwondo, luta olímpica, karatê, ginástica (artística e rítmica).

No prédio principal, um grande hall está disponível para recepções, exposições, entrevistas coletivas e visitas à galeria de troféus. As arquibancadas, com capacidade para 5.000 pessoas, contam com cadeiras numeradas e estão equipadas para atender também as pessoas com mobilidade reduzida. Os ambientes elevados abrigam instalações para a imprensa e camarotes para autoridades e convidados.

Para acompanhamento do evento pela torcida, foi instalado um placar eletrônico de LED, de alta resolução. O equipamento está na altura do centro da quadra e tem quatro faces, com recursos em vídeo e informações sobre o tempo de jogo, resultado, performance dos atletas e estatísticas online das equipes.

O pavimento térreo compreende uma quadra poliesportiva com camarotes de piso. São 5 vestiários: 4 técnicas aos atletas –2 para o tempo da casa e igual para os visitantes– e 1 para jogadores, pessoas com deficiência e profissionais das equipes de exame antidoping.

Nesse andar ficam à disposição do público sanitários, bebedouros, lanchonetes e bilheterias. Dois elevadores, rampas e escadas dão acesso à arquibancada, no piso superior.