Nei José SantAnna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

São José dos Campos recebe no dia 26 de junho o primeiro jogo da seleção brasileira de rugby válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023, que será disputada na França. A partida, que tem o apoio da Prefeitura, será no estádio Martins Pereira, contra o Paraguai, em horário a ser definido pela Sudamérica Rugby, organizadora do evento.

O confronto contra os paraguaios terá transmissão exclusiva dos canais ESPN, ainda sem a presença de público, respeitando os protocolos sanitários por conta da pandemia de covid-19.

Para a partida, a Confederação Brasileira de Rugby anunciou nesta terça-feira (8) a convocação de 36 atletas, dentre os quais sete são do São José Rugby: Caique Silva, Daniel Sancery, Felipe Sancery, Gabriel Zurka Quirino, Leonardo "Neymar" Silva, Leonel Moreno e Moisés Duque.

Os treinamentos acontecem no Núcleo de Alto Rendimento (NAR), na cidade de São Paulo. Para a partida, serão selecionados 23 atletas dentro deste grupo em treinamento.

A maior parte dos atletas convocados aos treinamentos disputou a Superliga Americana de Rugby (SLAR) defendendo a franquia brasileira Cobras Brasil XV, entre os meses de março e maio, no Chile e Uruguai. O grupo também passou a contar na última semana com mais dois treinadores: os argentinos Damian Rotondo e Nicolas Fernandes Lobbe. Eles auxiliarão o head coach Fernando Portugal e o técnico-assistente Emiliano Bergamaschi.

As eliminatórias

Em caso de vitória sobre o Paraguai, os Tupis avançam para a segunda fase das Eliminatórias (ver programação dos jogos abaixo), em triangular a ser realizado em Montevidéu (Uruguai). Duelam contra o vencedor da partida entre Chile e Colômbia no dia 11 de julho.

Em seguida, o adversário será o Uruguai, no dia 25 de julho. As duas melhores equipes do triangular sul-americano prosseguem para enfrentar no playoff as duas melhores equipes da América do Norte.

O primeiro jogo é entre o melhor da América do Sul e o melhor da América do Norte. O vencedor deste jogo se classifica diretamente à Copa do Mundo. O derrotado enfrenta quem ganhar o jogo entre os segundos colocados de cada continente.

Quem vencer esse confronto também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. O perdedor ainda tem uma última chance de classificação: disputar uma repescagem mundial em formato quadrangular contra seleções da Europa, Ásia/Oceania e África.

Jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023:

Primeira Fase
Brasil x Paraguai – 26/06 – São José dos Campos
Chile x Colômbia – 03/07 – a definir

Segunda Fase
Brasil/Paraguai x Chile/Colômbia – 11/07 – Montevidéu (Uruguai)
Chile/Colômbia x Uruguai – 18/07 – Montevidéu (Uruguai)
Brasil/Paraguai x Uruguai – 25/07 – Montevidéu (Uruguai)

Terceira Fase
Jogo 1 – 1º América do Sul x 1º América do Norte – data e local a definir
Jogo 2 – 2º América do Sul x 2° América do Norte – data e local a definir
* Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – data e local a definir
* O perdedor do Jogo 3 ainda terá a chance de participar de uma repescagem mundial com mais três seleções de África, Europa e Ásia/Oceania. Mais detalhes ainda serão divulgados pela World Rugby.