Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Começa nesta quinta-feira (27) e prossegue até domingo (30), o Campeonato Pan-Americano Sênior de Wrestling 2021, na Cidade da Guatemala, capital do país da América Central. A competição terá a participação de seis representantes da equipe de wrestling de São José dos Campos.

São eles os lutadores Laís Nunes (estilo livre até 62 kg), Kamila Barbosa (estilo livre até 50 kg), Grabriela Rocha (estilo livre até 68 kg), Ronisson Brandão (estilo greco-romano até 87 kg) e Isaque Conserva (estilo greco-romano até 130 kg), além do técnico da seleção brasileira, Nisdany Perez.

A equipe brasileira é formada por 18 atletas distribuídos igualmente nos três estilos olímpicos da modalidade. Laís Nunes, classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, busca pontos importantes no ranking que vai definir as cabeças de chave na principal competição do ano.

Ela é dona de seis medalhas pan-americanas: 2 ouros (2016 e 2019), 3 pratas (2014, 2018 e 2020) e 1 bronze (2013). Laís é ainda a única brasileira a vencer o Pan em três categorias etárias, cadete, júnior e sênior.

A equipe nacional mescla atletas experientes com lutadores jovens, indicando uma renovação natural para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Em virtude das restrições impostas para entrada no país sede do Pan por conta da pandemia de covid-19, a equipe treinou duas semanas no México antes de viajar para a Guatemala.

A equipe de wrestling de São José tem o apoio da Prefeitura, por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal) e do Fadenp.