As comemorações do 140º aniversário de Eugênio de Melo neste domingo (27) se encerraram com dois grandes eventos promovidos pela Prefeitura de São José dos Campos.

Pela manhã, centenas de moradores do distrito acompanharam o hasteamento das bandeiras na Subprefeitura (Rua 15 de Novembro) e, em seguida, o desfile cívico-militar, na Rua Ambrósio Molina.

A festa contou com paradas de soldados do Exército Brasileiro, membros da Guarda Civil Municipal, estudantes de escolas municipais e alunos de escolinhas de esporte públicas do Centro Esportivo Eugênio de Melo.

Após as tradicionais festividades, as atenções se voltaram para o centro esportivo, que foi palco do Conexão Juventude e dos torneios abertos de vôlei de praia, futebol de areia e futsal sub-11 e sub-15. Os campeões foram premiados em solenidade no palco montado no gramado ao lado da piscina da unidade, onde também foram realizadas as apresentações de DJs, bandas de diversos gêneros e aula gratuita de Urban Mix.

Além das competições, um dos destaques do Conexão foi o leque de atividades elaborado pelo grupo Interact. Ao lado da quadra poliesportiva, jovens à frente do coletivo desenvolveram brincadeiras alusivas à literatura com as crianças. Os pequenos também puderam se divertir com os monitores do programa Rua de Lazer nas brincadeiras desenvolvidas dentro da unidade esportiva.

As comemorações pelos 140 anos de Eugênio de Melo continuam nesta semana, com atividades na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro.

De vila a distrito

No século 19, Eugênio de Melo tinha o nome de Vila de Nossa Senhora dos Cafezais, com importante participação na economia de São José dos Campos, por conta do cultivo e exportação do café. Para viabilizar o escoamento e comercialização da safra, foi construída a estação ferroviária, inaugurada em 28 de agosto de 1877.

Outro momento de avanço foi a implantação da estrada de rodagem entre Rio de Janeiro e São Paulo, acesso que provocou uma nova mobilidade na região. Em pleno crescimento, um decreto em 31 de agosto de 1934 transformou a vila oficialmente em distrito de São José.

Hoje, o local é um centro residencial e industrial, próximo a grandes empresas e ao Parque Tecnológico da cidade.

Eugênio de Melo 140 anos

31 de agosto – Quinta-feira
18h – Encontro coletivo entre os amigos e o grupo de literatura Litheratrupe
Casa de Cultura Rancho do Tropeiro – Rua Ambrósio Molina, 184

Até 31 de agosto
Exposição de artesanato
Casa de Cultura Rancho do Tropeiro – Rua Ambrósio Molina, 184