O Centro da Juventude, na região Sul de São José dos Campos, está passando por revitalização. Nesta semana, a Prefeitura entregou a reforma do parquinho e do jardim no entorno, e iniciou a ampliação da quadra de areia, que passará a ter as medidas oficiais para a prática de vôlei.

Também será reformado o quiosque, que receberá mesas de alvenaria e um palco fixo, onde acontecem as apresentações musicais do programa Quinta da Juventude. Todos os prédios do complexo, que abriga a sede da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, inclusive o pavilhão de exposições, terão nova pintura e identidade visual.

Recentemente o centro recebeu um pomar com espécies frutíferas da Mata Atlântica e do Cerrado, que permitirá a criação de um novo espaço de convívio e de usufruto da comunidade. A iniciativa faz parte do Programa Pomares Nativos Educativos, da Seurbs (Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade).

No entorno do Centro da Juventude foram plantadas 40 mudas de frutíferas nativas de ocorrência da região, como Araçá, Araticum, Abiu, Cambuci, Cereja do Rio Grande, Jabuticaba, Jatobá, Juçara, Gabiroba, Grumixama, Pitanga e Uvaia.

Outra novidade será a implantação de uma feira noturna semanal, com foco na gastronomia regional e agricultura regional, em parceria com a associação dos feirantes. O dia e horário de funcionamento serão divulgados em breve.

A previsão é que dentro de três meses todo o trabalho esteja concluído.

Lazer o ano todo

O Cejuv é frequentado por pessoas de todas as idades durante todo o ano. No entanto, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, no momento só são permitidas as práticas de atividades esportivas individuais, com caminhadas, corridas, skate e patins.

O complexo tem capacidade para receber 7.000 pessoas e conta com quadra de esportes, pista de esportes radicais, área verde com quiosques, quadra de areia, pista para caminhada, academia ao ar livre, biblioteca, espaço para exposições, auditório, espaço para descanso com bancos, parque infantil, com brinquedos de madeira tratada, salas multiuso para reuniões, sala de xadrez, sala para dança, além do Centro de Medidas e Avaliação Física.

Também é possível praticar skate, patins, BMX, vôlei, futebol de areia, futevôlei, futsal, basquete e atividades aeróbicas. São ministradas aulas de ritmos, funcional, ginastica, condicionamento físico, boxe chinês, jiu-jitsu, taekwondo, judô, luta olímpica e alongamento, jaz e dança. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são feitas pelo aplicativo São José Viva.

Inclusão

O Centro da Juventude também abriga o Integra (Centro de Integração da Pessoa com Deficiência) e possui biblioteca inclusiva, com acervo em braille, Audi livros e filmes com áudio descrição, sinalização sonora de acesso para pessoas com deficiência, corrimão, elevador e placas com sinalização em braile, piso tátil, banheiros adaptados e rampas, academia ao ar livre adaptada e jardim sensorial.