Paula Pessoa
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Um grupo de meninas levantou cedo neste sábado (8) ensolarado, vestiu chuteiras e uniformes e se preparou para o começo de um sonho. Aos poucos, as garotas, acompanhadas de familiares, foram chegando no Centro Poliesportivo João do Pulo, no Satélite (região sul), para a seletiva de futuras integrantes do futsal feminino do programa Atleta Cidadão.

Muitas das meninas foram motivadas pelo sonho de praticar futsal e, futuramente, serem jogadoras profissionais. Após passarem na primeira etapa da seletiva, elas se sentiam mais confiantes, como Ana Júlia Rodrigues da Silva, 10 anos. A moradora do Residencial Flamboyant, na zona sudeste, foi acompanhada do pai e do irmão e, como eles, só conseguia sorrir.



“Eu gosto muito de futsal e sei que nós meninas também podemos jogar bem neste esporte. Quero muito entrar no time do Atleta Cidadão para melhorar e depois ser jogadora profissional”, disse.

Caroliny Silva de Miranda, 12 anos, mora no Jardim Mariana 1, na zona leste, e não vê a hora de começar a treinar o esporte que ama. Junto da avó Fátima das Graças, a jovem se prepara para o projeto.



“Jogo futebol na escola, no programa Escola Ativa, e quero aprender e treinar ainda mais. Estou feliz e muito animada”, afirmou a estudante.

“O Atleta Cidadão ajuda muito a ensinar e preparar os jovens, Acho excelente”, disse a avó.

20 anos de Atleta Cidadão

O Atleta Cidadão é um programa de formação desportiva desenvolvido a longo prazo, com os atletas sendo promovidos de uma categoria a outra. Nesse processo, eles são avaliados constantemente quanto a sua evolução técnica e comprometimento com os treinamentos.

Os jovens do Atleta Cidadão participam de campeonatos estaduais e nacionais representando o município. Também integram as equipes que disputam competições organizadas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, como Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

Ao atingirem os 20 anos de idade, esses atletas deixam o programa e podem passar a integrar as equipes esportivas de rendimento apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos.

O programa terminou 2019 com 1.412 atletas integrados em 105 categorias distribuídas por 25 modalidades. Criado em 1999, no ano passado o Atleta Cidadão completou 20 anos. Estima-se que, nesse período, passaram pelo programa mais de 16 mil atletas.