Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Foram eleitos na tarde deste sábado (1) os oito representantes dos jovens da comunidade no Conselho Municipal de Juventude (Comjuv) para o período de 2020 a 2022. O evento ocorreu no auditório do Centro da Juventude, na região sul, entre 14h e 17h.

Havia oito candidatos inscritos para as oito vagas disponíveis. Todos foram eleitos. Eles vão se juntar aos três representantes de entidades da sociedade civil organizada escolhidos na última quarta-feira (29). Como o segmento de entidades tem direito a 12 vagas no Comjuv, os outros nove setores terão seus representantes convidados após a formação do novo conselho, que tomará posse no início de fevereiro.

Os eleitos no segmento de jovens entre 16 e 29 anos foram os seguintes candidatos: Fabrício Pereira de Melo Filho (66 votos) João Lucas Cândido da Silva Quirino (61), Ingrid Rodrigues de Sá (29), Luciano Vinicius Resende (23), Ester Gabriela Rosa (8), Sabrina Gabriela Moraes Pereira (5), Rogério Neves Marques (1) e Rodrigo Lopes (1).

Ação

Este é o segundo grupo eleito desde a criação do Conselho Municipal de Juventude pela Prefeitura de São José dos Campos. Presidente na gestão 2017/2019, Luciano Vinicius Rezende, 21 anos, morador no Bosque dos Ipês, na região sul, foi reeleito para um novo biênio.

Luciano considera importante a missão do Comjuv. “Ele serve para dar voz ao protagonismo da juventude, abre as portas para o jovem opinar e participar do que acontece na cidade”, garante.

Como exemplo do poder de ação do Comjuv, ele diz que, “apesar de sermos um órgão consultivo, em 2019 levamos para a Câmara Municipal a proposta de um projeto de lei para a criação do Dia Municipal da Juventude”, explica, concluindo que “o projeto foi aprovado por unanimidade e será comemorado já neste ano, no dia 12 de agosto, com atividades culturais e esportivas”.

Planos

Candidatos eleitos pela primeira vez chegam com muitos planos. Fabrício Filho, 19 anos, morador no Jardim São Dimas, na região central, acha possível, por meio do Comjuv, “fiscalizar e propor políticas públicas que sejam de fato relevantes para o jovem”. Segundo Fabrício, seu papel no conselho será “trabalhar juntos no que é bom e propor mudanças no que pode ser melhorado”.

A mesma garra como representante dos jovens é o que promete Ingrid de Sá, 24 anos, moradora no Jardim Satélite, também eleita neste sábado. “O papel mais importante do conselho é abrir um espaço democrático para a sociedade debater”. Ela promete atuar para “defender políticas públicas para a juventude, procurando levar benefícios aos bairros mais afastados, que hoje têm menos acesso a essas políticas”.

30 membros

O Comjuv é formado por 30 membros, sendo nove indicados pelo Poder Executivo e um pelo Legislativo. O conselho foi criado pela lei nº 9.112 de 22 de abril de 2014. É um órgão permanente e consultivo que tem como finalidade o estabelecimento, acompanhamento e análise da política municipal da juventude no município.