Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Neste sábado (1º), entre 14h e 17h, no auditório do Centro da Juventude, na região sul, serão eleitos os representantes dos jovens da comunidade no Conselho Municipal de Juventude (Comjuv) para o período de 2020 a 2022. Eles se juntarão aos membros escolhidos na quarta-feira (29) para representar a sociedade civil organizada dentro do conselho.

O Comjuv é formado por 30 membros, sendo nove indicados pelo Poder Executivo e um pelo Legislativo. Por eleição, serão escolhidos 12 representantes da sociedade civil organizada e oito da comunidade com idades entre 16 e 29 anos.

Dos doze setores da sociedade civil com presença no Comjuv, três apresentaram candidatos na quarta-feira. Como não houve candidatos para os outros nove setores, eles terão seus representantes convidados após a formação do novo conselho, que tomará posse no início de fevereiro.

Sociedade civil

Pela sociedade civil, já estão eleitos os representantes dos seguintes setores:

- Alunos do Ensino Médio: Diretoria de Ensino – Região São José dos Campos. Titular: Célio Cândido da Silva Neto. Suplente: Quésia Vitória dos Santos Silva.

- Clubes e organizações de esporte e lazer instalados no município: Associação Cristã de Moços de São Paulo – ACM. Titular: Diego Alberto de Souza. Suplente: Sérgio Luiz de Carvalho Lopes.

- Entidades e organizações com ações de protagonismo juvenil: Juventude do Partido da Social Democracia Brasileira de São José dos Campos. Titular: Alef de Souza Ramos. Suplente: Amanda Oliveira do Nascimento.

Comunidade

Oito candidatos se inscreveram para as oito vagas destinadas aos jovens da comunidade na eleição deste sábado. Portanto, um único voto no candidato garantirá sua eleição. Os inscritos tiveram que comprovar idade entre 16 e 29 anos completos, além de domicílio no município.

Poderão votar todas as pessoas com domicílio em São José que tenham idade mínima de 16 anos completos. O eleitor adulto deverá apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor. Jovens entre 16 e 18 anos incompletos deverão levar documento oficial com foto e comprovante de endereço recente em nome dos pais ou contrato de aluguel, ou o título de eleitor.

O Conselho Municipal de Juventude foi criado pela lei nº 9.112 de 22 de abril de 2014. É um órgão permanente e consultivo que tem como finalidade o estabelecimento, acompanhamento e análise da política municipal da juventude no município.

A posse dos eleitos será realizada no início de fevereiro.



Serviço

Eleição do Conselho Municipal de Juventude (Comjuv)

Data e horário – sábado, dia 1º de fevereiro, das 14h às 17h

Local – Centro da Juventude – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América