Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A semana teve altos e baixos para o esporte de alto rendimento de São José dos Campos. E o fim de semana promete mais emoções, com decisões no futsal e rugby femininos.

Além disto, o basquete do NBB joga no Linneu de Moura.

Acompanhe mais uma rodada do Time São José.

Basquete em casa

No sábado, às 18h, no Ginásio Linneu de Moura, na região central, o São José Basketball faz a sua décima primeira partida pelo NBB (Novo Basquete Brasil) buscando voltar à zona de classificação para os playoffs, que abrange os doze primeiros na tabela.

O time joseense está em 14ª lugar, com três vitórias e sete derrotas, somando 13 pontos. O adversário será o Lobos Brasília, que também tem três vitórias na competição, mas jogou apenas oito partidas até o momento, tendo cinco derrotas e 11 pontos.

A vitória da Águia é importante porque os dois times têm três vitórias até o momento e estão disputando as mesmas posições da tabela de classificação.

No último sábado (23), o São José deixou escapar uma vitória no tempo normal e acabou perdendo na prorrogação para o Rio Claro, outra equipe com três vitórias na competição. O tempo normal terminou em 72 a 72. Na prorrogação, o Rio Claro dominou e construiu uma vantagem de oito pontos, vencendo por 95 a 87.

Quem comparecer ao Linneu de Moura poderá participar da terceira ação da campanha "Generosidade Além das Quadras", em apoio ao Dia de Doar, promovida pelo São José Basket e seus patrocinadores DMCard, Zanphy Cosméticos, Vinac Consórcios e Poli-Pet, com a parceria do Fundo Social de São José dos Campos.

Para participar, basta levar sabonete, xampu, pastas ou escovas de dente na entrada do jogo (a partir das 17h), que serão revertidos para o Gesto (Grupo de Estímulo e Solidariedade ao Tratamento Oncológico).

Os doadores concorrerão a kits de torcida do São José Basketball.

Além disso, no intervalo do jogo haverá a apresentação da equipe de ginástica rítmica de São José dos Campos, campeã dos Jogos Abertos do Interior encerrados no dia 22 deste mês.

Decisão no futsal

No domingo (1º), às 17h30, em Taboão da Serra, a Máquina Amarela, como é conhecida a equipe do São José Futsal Feminino, vai decidir o título do Campeonato Paulista contra o Taboão Futsal.

Depois de vencer a primeira partida das finais por 3 a 0 nesta quinta-feira (28), o São José joga por um empate na partida decisiva. Em caso de vitória do Taboão, por qualquer placar, haverá prorrogação de 5 minutos e, persistindo o empate, decisão por pênaltis.

São José e Taboão têm sido rivais na busca da hegemonia do futsal feminino paulista. Para a Máquina Amarela joseense, o título deste ano significa um hexacampeonato. Para o Taboão, seria o bicampeonato, já que a equipe foi a campeã de 2018. Na primeira fase do Paulista deste ano, se enfrentaram duas vezes e empataram, demonstrando o equilíbrio entre as duas equipes.

Revés

Depois de uma disputa emocionante, o São José Futsal se despediu da Liga Paulista nesta quinta-feira (28).

Pelas quartas de final da competição, o time disputou a vaga contra o Dracena. Na segunda-feira (25), empatou em casa e foi decidir fora.

O São José precisava vencer para prosseguir na Liga, pois o adversário tinha a vantagem do empate em razão da melhor campanha.

O jogo foi equilibrado, mas no final o Dracena venceu por 4 a 3 e se classificou para as semifinais. Os gols joseenses foram marcados por Gustavinho, Biel e Vitinho.

Rugby quer título

Com os Caipiras joseenses decacampeões brasileiros, após vencerem a Poli por 29 a 19 no último dia 23, agora é a equipe feminina do São José Rugby que pretende comemorar.

Neste fim de semana, as Minas do Sanja disputam a quarta e última etapa do Super Sevens, principal competição de rugby para mulheres do país. Os jogos serão realizados no Cefat, em Niterói (RJ), no sábado (30) e no domingo (1º).

As joseenses vão em busca de um inédito título nacional. Oito times estão na disputa, porém somente três podem ser campeões.

O Melina, de Cuiabá (MT), é o atual líder do ranking geral, com 60 pontos, dois a mais que o paulistano Band Saracens, vice-líder, e seis a mais que o São José Rugby, terceiro colocado.

As equipes de basquete masculino, futsal feminino e masculino e rugby feminino são apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal) e do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).