Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

São José dos Campos já pode ser considerada a capital brasileira do wrestling. Depois de vários títulos internacionais de atletas da equipe e títulos estaduais e nacionais ganhos pela base e pelos adultos, o tetracampeonato dos Jogos Abertos do Interior, conquistado nesta quarta-feira (13), em Marília, reforçou ainda mais essa convicção.

As equipes feminina e masculina deram show em Marília, deixando os Jogos Abertos com 27 medalhas. As meninas conquistaram seis medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, enquanto os rapazes ganharam seis de ouro, uma de prata e uma de bronze no estilo greco-romano e sete de ouro, uma de prata e uma de bronze no estilo livre. (Veja, abaixo, todos os resultados.)

Para o coordenador da equipe e atleta Vinicius Calasans, a cidade já é uma referência nacional no wrestling. “Estamos dominando a modalidade há vários anos e, aqui em Marília, saímos com o título de campeão geral, feminino e masculino”. Segundo ele, “mantivemos a campanha dos últimos quatro anos, somos tetracampeões dos Jogos Abertos”.

Estrelas

Além dos talentos promissores das categorias de base e dos destaques da equipe adulta, São José tem hoje três estrelas do wrestling com destaque internacional. Vieram para os Jogos Kamila Barbosa e Camila Fama, duas atletas que têm conseguido resultados excelentes no ano. A terceira estrela da equipe, Laís Nunes, está nos Estados Unidos disputando uma competição importante para sua carreira.

Kamila Barbosa, medalha de ouro nesta quarta-feira em Marília, conquistou o ouro na categoria até 50kg nos Beach Games de Doha, capital do Catar. A competição tem a importância de uma Olimpíada, só que disputada na areia. Em abril deste ano, Kamila já havia sido vice-campeã da segunda etapa do Circuito Mundial de Beach Wrestling, na cidade de Chaves, em Portugal.

Camila Fama, também campeã em Marília, é a atual campeã mundial de wrestling na categoria até 60 kg. Ela conquistou o título no Mundial realizado na Croácia, em setembro. Além disso, foi medalha de prata na primeira etapa do Circuito Mundial deste ano e ouro na segunda etapa.

Kamila garante que disputa os Jogos Abertos com a mesma motivação de uma competição internacional. “Entro em todas com a mesma motivação, tanto na preparação quando na hora de lutar”, diz. “Tenho um carinho especial pelos Jogos Abertos porque é onde posso representar diretamente a minha cidade”, conclui.

Revelação

Não é fácil apontar os atletas de alto nível da equipe joseense de wrestling, tanto no feminino quanto no masculino. Mas um deles chama a atenção pela origem e pela “escola” de luta de onde veio. Geovanis Palacios tem 22 anos, veio de Cuba há apenas um ano e meio e luta pela equipe de São José há seis meses.
Em sua primeira competição pela cidade, Geovanis lutou na categoria até 97kg e deixou os Jogos Abertos com duas medalhas de ouro, nos estilos livre e greco-romano. “Ele foi um achado para nós”, elogia o coordenador Vinicius.

“Lutei cinco vezes na greco-romana e três na livre e fiquei muito feliz pela forma como fui recebido”, ressalta o atleta, que começou na luta olímpica com 8 anos de idade, em Cuba, país com muita tradição na modalidade.

Wrestling

O wrestling é uma modalidade esportiva de luta que reúne várias artes marciais. Há uma grande variedade de estilos –tradicionais e modernos– e formas de competição. O vencedor é aquele que força o adversário à desistência ou consegue deixá-lo imobilizado no tapete de um ringue, ou na areia, no caso do beach wrestling.

Historicamente, o wrestling foi introduzido no ano de 708 A.C., nas antigas Olimpíadas, criadas na Grécia. Em 1896, fez parte do programa da primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, realizada na cidade de Atenas, novamente na Grécia.

Os dois estilos de luta são empregados até hoje: o greco-romano, onde os lutadores usam os braços e o tronco para defender e atacar, e o estilo livre, em que o lutador pode usar as pernas para atacar os oponentes abaixo da cintura.

O wrestling é uma das modalidades apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal) e do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).



Resultados

Classificação individual feminino / estilo livre – Até 50K – 2º Hilda Muñoz; Até 53k – 3º Elisangela Oliveira; Até 55k – 1º Kamila Barbosa; Até 57k – 3º Enila Tabosa; Até 59k – 1º Camila Fama Tristão; Até 62k – 1º Karoline Santana; Até 65k – 1º Meirieli Hora; Até 68k – 1º Grabriela Rocha; Até 72k – 2º Tamires Conceição; Até 76k – 1º Ana Santos

Classificação geral – feminino – 1º São José dos Campos, 80 pontos; 2º São José do Rio Preto, 38,5; 3º, Santos, 37,5

Classificação individual masculino / estilo livre – Até 61k – 1º Sargis Khachatryan; Até 65k – 1º Edvanilson de Jesus; Até 70k – 1º João Silva; Até 74k – 3º Jhonatas Luz; Até 79k – 1º Adil Machado; Até 86k – 1º Gabriel Santos; Até 92k – 2º Lucas Souza; Até 97k – 1º Geovanis Palacios; Até 125k – 1º Gabriel Silva

Classificação individual masculino / greco-romano – Até 60k – 1º Sargis khachatryan; Até 63k – 1º Edvanilson de Jesus; Até 67k – 5º Gabriel Melo; Até 72k – 1º Hugo Souza; Até 77k – 4º Jonathas Luz; Até 82k – 1º Adil Machado; Até 87k – 1º Ronisson Santiago; Até 97k – 1º Geovanis Palacios; Até 130k – 3º Gabriel Silva

Classificação geral masculino – greco-romano + livre = total – 1º São José dos Campos, 67 / 76 / 143 pontos; 2º Sorocaba, 49 / 56 / 105; 3º Santos, 44 / 57 / 101