Paula Pessoa

A programação especial em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado neste sábado (12), agitou a cidade com o São José Criança. O projeto oferece um pacote de atrações e lazer em várias regiões da cidade.

Logo cedo, no sábado, o Estádio Martins Pereira, na região central, recebeu o 3º Festival de Futebol Sub-8. Cerca de 240 atletas infantis participaram representando escolinhas de futebol públicas e particulares do município, além de visitantes das cidades de Monteiro Lobato, Caçapava e Taubaté.

Na parte da tarde, os munícipes aproveitaram para se divertir com as crianças ou recordar a infância nas atrações gratuitas. As opções foram Rua de Lazer, Arte nas Ruas, brinquedos infláveis e apresentações musicais, entre outras. A programação do São José Criança continua neste domingo (13), das 13h às 17h.

Futebol infantil

Os estudantes Miguel Guedes Lacerda, 8 anos, e Enzo Gabriel Mateus, 7 anos, estavam entre os atletas que fizeram bonito no campo do Martins Pereira.

Para os meninos, que treinam em escolinhas de futebol públicas, no Jardim Cerejeiras e no São Judas Tadeu, respectivamente, o esporte representa diversão e um sonho de carreira para o futuro.

“Eu gosto muito de futebol, a gente chuta, faz gol, corre. Jogo desde pequeno e sinto que estou numa brincadeira boa quando entro aqui”, disse Miguel. “Acho da hora entrar no campo, estou feliz aqui”, afirmou Enzo.

Para os pais de Miguel, Gilmara Cristiana Guedes Lacerda e Cleberson Oliveira Lacerda, a prática esportiva contribui significantemente para o desenvolvimento saudável do garoto.

“Incentivar os esportes desde pequeno só traz benefícios, em todos os sentidos. Este evento aqui é um bom trabalho da Prefeitura, todos nós devemos apoiar sempre”, disse Gilmara.

O objetivo do festival promovido pela Prefeitura de São José dos Campos é proporcionar às crianças um dia de diversão, lazer e aprendizado, dentro de uma perspectiva de alegria, sabedoria e animação, através da prática do futebol.

Diversão em família

No Jardim Itapuã, região leste da cidade, famílias se divertiam e aproveitavam a tarde ensolarada de sábado juntas. O motorista, Alexandre Timóteo Luiz dos Santos, e a esposa Natiele Gomes Moreira dos Santos, levaram os filhos Sophia Carolliny, 7 anos, Kaio Henrique, 5 anos, e Raphaela Alicia, 3 anos, para brincarem no espaço do São José Criança em uma praça do bairro.

“Trazer as crianças aqui para brincarem é uma ótima opção da cidade para o final de semana. O lugar é seguro, organizado e bem pertinho de casa, eles estão gostando bastante”, disse Natiele.

“Está muito legal, gostei de brincar na piscina de bolinhas”, comentou Kaio.

Para a sorridente Sophia, o melhor de ser criança é “poder brincar e ficar vendo desenho na televisão”.

Atrações

O público que quiser curtir as atrações neste domingo poderá conferir apresentações dos grupos de dança Fusion Funk, Tão Desiguais, Mas...Todos Iguais e UrbanMix. Cada grupo passará por alguns locais. Outras regiões receberão artistas do projeto Arte nas Ruas, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

As crianças do bairro Pinheirinho dos Palmares, região sudeste, vão poder aproveitar a peça infantil Canto da Coruja, apresentada pela Cia do Farol, que mistura interpretação, música e poemas.

O Conjunto Papa João Paulo 2º, região sul, receberá a peça teatral Histórias de Brinquedos Casa de Papel, organizada pela Fundação Cultural.

As crianças do distrito de São Francisco Xavier, região norte, irão brincar com o grupo Bola de Meia, que integra arte e educação com o objetivo de resgatar as cantigas e brincadeiras de roda brasileiras.

A Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, em parceria com a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, vai realizar, junto com as Ruas de Lazer, a Oficina de Catavento. Trata-se de uma ação de prevenção e combate ao trabalho infantil.

São José Criança / Programação

Domingo (13), das 13h às 17h

Distrito de São Francisco Xavier – Às 15h, apresentação musical Rodas e Brincadeiras Cantadas, com o grupo Bola de Meia – Praça Cônego Antonio Manzi

Residencial Pinheirinho dos Palmares – Rua de Lazer; às 14h, apresentação de dança com o grupo Fusion Funk; às 15h, apresentação musical Canto da Coruja, com a Cia do Farol – Rua Esmeraldo Batista Santana