Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Desta quinta-feira (26) até 5 de outubro, 116 atletas irão buscar o bicampeonato para a região do Vale do Paraíba na fase final dos Jogos Infantis, que estará sendo realizada em Dracena (SP). Com 4 mil atletas de todas as delegacias esportivas estaduais, é a segunda maior competição do Estado de São Paulo, só perdendo para os Jogos Abertos do Interior.

Os Jogos Infantis não têm uma cidade campeã, pois a disputa ocorre entre as 14 regiões esportivas da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. No ano passado, em Jundiaí, as equipes de São José lideraram sua região e conseguiram o título. O regulamento prevê que a idade máxima para participar da competição é 16 anos.

Para buscar o bicampeonato, São José vai levar 14 equipes do Programa Atleta Cidadão, representadas por 67 atletas no feminino e 49 no masculino. Todas as modalidades coletivas que estarão em Dracena nesta fase final venceram as fases sub-regional e regional em suas respectivas sedes.

Estarão em disputa dez modalidades, com equipes femininas e masculinas: atletismo, badminton, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, karatê, natação, voleibol e vôlei de praia.

As equipes de São José nos Jogos Infantis serão as seguintes: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, karatê e natação, todas com times feminino e masculino, handebol feminino e vôlei de praia feminino.

Nesta sexta-feira (27), dois ônibus e uma van levarão os primeiros atletas. Os demais seguirão à medida que se iniciem suas competições. Dracena fica a 725 quilômetros de São José dos Campos.

Atleta Cidadão

O Programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, é responsável por detectar, selecionar e treinar crianças e jovens de 7 a 20 anos que tenham aptidão para o esporte competitivo. O programa é utilizado como ferramenta de formação da cidadania.

O Atleta Cidadão atende 20 modalidades, inclusive para pessoas com deficiência (PCD), visando à formação de equipes que representam São José dos Campos em competições regionais, estaduais e nacionais. Caso alcance o estágio de alto rendimento, após os 20 anos o atleta poderá evoluir para competições adultas.

Atualmente, o Atleta Cidadão reúne 1.391 esportistas treinando em 116 categorias, distribuídos em 90 equipes de competição. Uma equipe formada por 157 profissionais na área técnica, fisiologistas, psicólogos, nutricionistas e gestores administrativos dá suporte ao programa.