Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A segunda-feira (27) deu mais duas medalhas para atletas que vestem o uniforme de São José dos Campos e estão representando o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. Com o ouro de Daniel Mendes e o bronze de Lorena Spoladore, agora são quatro medalhas da equipe joseense de atletismo PCD (pessoa com deficiência) na competição.

Daniel Mendes concluiu a prova dos 400 metros rasos na classe T11 (cegos) em 51s35, conquistando a medalha de ouro. Foi o segundo ouro de atleta de São José na competição. O primeiro havia sido ganho por Edson Pinheiro na prova de 100 metros rasos na classe T38 (paralisados cerebrais).

O novo medalhista tem 40 anos e seu guia é Wendel de Souza Silva. Seus melhores resultados são medalhas de ouro no revezamento 4x100 metros rasos e bronze nos 200 metros rasos das Paralimpíadas do Rio em 2016. Antes, nas Paralimpíadas de Londres, em 2012, já havia voltado com a medalha de prata dos 200 metros rasos.

A quarta medalha “joseense” em Lima foi ganha pela velocista Lorena Spoladore, com tempo de 12s40 nos 100 metros rasos na categoria T11 (cegos). Lorena, que tem como guia Renato Ben Hur, recebeu sua segunda medalha no Parapan. No sábado, ela havia ganho bronze nos 200 metros rasos, na mesma categoria, com tempo de 25s84. A atleta é detentora de medalha de prata no revezamento 4x100 metros e de bronze no salto em distância na Rio 2106.

Mais provas

A competição de atletismo em Lima pode dar mais medalhas para São José. Ainda estão previstas as provas dos 400 metros rasos, com Edson Pinheiro, e 100 metros rasos, com Lucas Prado, que tem Anderson Machado como guia.

O atletismo PCD é uma das modalidades apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).