Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Com 667 profissionais e estudantes de educação física inscritos, foi aberta na manhã desta segunda-feira (26) a 3ª Semana da Educação Física, uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

O evento será realizado até quinta-feira (29), no auditório do Centro da Juventude, na região sul da cidade. O tema da 3ª Semana é “Atividades físicas e esportes: ferramentas para formação e transformação”. Sete palestras, sob responsabilidade de especialistas, fazem parte da programação.

Abertura

Com o auditório lotado, a abertura contou com a presença do vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (Cref-4), Pedro Roberto Pereira de Souza. Ele afirmou que “São José dos Campos é exemplo para muitas cidades do Brasil na área do esporte”, ressaltando a importância de iniciativas como o Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).

Souza lembrou que a capacitação dos profissionais da área é muito importante e que o Conselho tem preocupação com esse tema. “Hoje, o conhecimento tem que ser muito rápido, a evolução acontece em grande velocidade”, disse.

O dirigente também destacou que a profissão de educador físico tem muito potencial de crescimento no país. “Hoje, enquanto 4% da população faz atividade física orientada, 46% são sedentários. São quase 100 milhões de pessoas que não fazem atividade física”, alertou.

Palestras

A 3ª edição da Semana da Educação Física está abordando temas relacionados à prática e prescrição da atividade física e do esporte para todos os públicos: crianças, jovens, idosos, mulheres e pessoas com deficiência. Além disso, apresenta o esporte como meio de inclusão para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nesta segunda-feira, logo após o encerramento da cerimônia de abertura, foi ministrada a palestra “Qual o papel do esporte no combate à epidemia de inatividade física no Brasil”. As demais palestras serão as seguintes:

- Segunda-feira (26), a partir das 18h30 – “O Coração e a Atividade Física” e “A superação através do Esporte”

- Terça-feira (27), a partir das 18h30 – “Educação Física escolar transformando vidas” e “Atividade física: passaporte para a saúde”

- Quarta-feira (28), às 18h30 – “Ginástica coletiva – evolução e novas tendências"

- Quinta-feira (29), às 18h30 – Mesa redonda: “O poder transformador do esporte”

Os profissionais e estudantes inscritos até o início do evento têm lugar garantido nas palestras. Novas inscrições podem ser feitas no receptivo do auditório do Centro da Juventude até o horário de cada palestra, dependendo da disponibilidade de lugares. As inscrições são gratuitas.