Wagner Matheus

A cidade amanheceu diferente nesta quarta-feira (29). Na região central, nos bairros, nas escolas, nas empresas, nas diversas secretarias e entidades ligadas à Prefeitura de São José dos Campos, em instituições civis e militares, centenas de milhares de pessoas se mobilizaram com um mesmo objetivo: adotar hábitos de vida mais saudáveis.

O Dia do Desafio é realizado anualmente em todo o mundo na última quarta-feirado mês de maio. Na América Latina, o evento é organizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Paulo. O Dia do Desafio é considerado a maior campanha do mundo de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportes.

São José dos Campos entrou na disputa há 25 anos. Nesta edição, a “adversária” é Caucaia, no Ceará, a mesma de 2018. Vence o desafio a cidade que movimentar o maior percentual de sua população com atividades físicas durante pelo menos 15 minutos.

O resultado deste ano deverá ser divulgado nesta quinta-feira (30). Até o final da noite de quarta, as cidades participantes fazem a contagem do número de habitantes mobilizados e enviam esses números ao Sesc.

As atividades oficiais do Dia do Desafio em São José tiveram início às 6h com a abertura de todos os parques municipais para os praticantes de caminhadas. O encerramento iria ocorrer às 21h30, com o passeio ciclístico noturno Volta dos Parques. Foram organizados 41 eventos em toda a cidade.

Além da programação oficial, o Dia do Desafio também contabiliza todo o tipo de atividade física praticada individualmente ou em grupo. Basta que os praticantes enviem a atividade realizada e o número de pessoas mobilizadas para a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura, que coordena o evento no município.

Um dos pontos principais do Dia do Desafio foi a Praça João Mendes, conhecida como Praça do Sapo, na região central. Ali, das 9h às 17h, sob a organização de uma equipe do Sesc, ocorreram atividades de esgrima, rope, skipping, dança de salão e parkour, tudo animado por muita música. A população recebeu as novidades com entusiasmo.

Na Prefeitura

No prédio do Paço Municipal, o evento teve início às 8h40, com a participação de cerca de 250 servidores, que desceram do prédio pelas escadas. Em seguida, cumpriram uma atividade de ginástica laboral no estacionamento.

Luciane Aparecida de Siqueira, da Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças, disse que achou a atividade “muito legal” e que poderia ser realizada mais vezes. “É bom para darmos uma acordada. Tento encaixar uma caminhada na minha rotina, mas não é com muita frequência”, confessou. Wagner Gonçalves Costa, funcionário na mesma secretaria, também achou a ideia muito boa. “Aprovadíssimo. Gostei bastante da interação com todos. Costumo fazer a ginástica laboral de terça e quinta que temos aqui no departamento”, disse ele.

Na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, as quatro unidades das Casas do Idoso (Norte, Sul, Leste e Centro) movimentaram seus cerca de 6 mil frequentadores com música, dança, alongamento e brincadeiras intergeracionais.

“Que preguiça, que nada, comigo não tem tempo ruim e nem frio que me impeça de fazer atividade física, ainda mais nesse dia tão importante para a cidade”, comentou Laurinda Leite Aguiar, 79 anos, moradora do Jardim Maringá, na região central, frequentadora da Casa do Idoso há 11 anos. “Tomara que a gente ganhe, porque estamos bastante empenhados nessa disputa”, concluiu. Pedro da Silva Mantovani, 74 anos, morador do Jardim Morumbi, região sul, também estava animado. “Nada como acordar cedo e fazer exercício. E hoje tivemos mais esse incentivo do Dia do Desafio. Então, que vença o melhor”, afirmou.

Também ocorreram atividades nas unidades dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e nos abrigos. Com uma proposta inclusiva, a secretaria também mobilizou as pessoas atendidas pela Asin (Associação Síndrome de Down).

Na Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida foram realizadas várias atividades envolvendo todo o público atendido e também os servidores. Os atletas de basquete Murilo Becker e Leandrinho, que já jogaram pela seleção brasileira da modalidade, visitaram a cidade, estimulando as pessoas a se exercitarem.

Murilo, que jogou pelo basquete de São José durante três anos, fez uma visita aos alunos e cadeirantes atendidos pelo Integra (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência). O jogador levou ao local sua filha Maya, uma dos seus quadrigêmeos que nasceram com PC (paralisia cerebral). O encontro foi emocionante.

Na Secretaria de Educação e Cidadania, todas as unidades, de todos os níveis, participaram do Dia do Desafio com a mobilização de professores, alunos e demais servidores.

Nas secretarias de Manutenção da Cidade e Mobilidade Urbana, assim como na Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), a meta foi cumprida com sessões de ginástica laboral. No Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte, cerca de 550 crianças que participavam da campanha Maio Amarelo, de educação para o trânsito, também somaram pontos para cidade.

Nesta quinta-feira será conhecida a cidade vencedora do desafio entre São José dos Campos e Caucaia. Quem mobilizou o maior percentual de sua população, vai ficar com a vitória.
-----------------------------------------------------
*Participaram da cobertura os jornalistas:
Bianca Aquino, Bianca Silano (estagiária), Bibiano Santos, Claudio Vieira (repórter fotográfico), Gisele Lopes, Juliana Costa, Paula Pessoa, Regina Dore Roda, Rodrigo Ribeiro e Wagner Matheus.