Lucas Lemes
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

São José dos Campos recebeu, na manhã desta sexta-feira (8), no Centro da Juventude, a Virada Esportiva Inclusiva. O evento, gratuito e voltado para pessoas de todas as idades, fomenta o movimento paradesportivo, por meio de ações de sensibilização, formação e vivências esportivas.

O público pode sentir na pele a experiência de como é correr sendo guiado apenas pelo som, pular obstáculos e ainda participar de provas, como a de arremesso com os olhos vendados, de forma a simular a perspectiva de como é rotina de atletas com deficiência. Um exercício de empatia e superação.

Vanessa Ribeiro, de 45 anos, fez o percurso sensorial. “Gostei bastante. Deu pra entender como as coisas que parecem simples para nós se tornam muito mais difíceis sem um dos sentidos. A inclusão no esporte traz a oportunidade de pessoas com deficiência superar limitações e praticar modalidades que pessoas sem deficiência realizam.”

Guilherme Lomba, 27 anos, destacou a importância do evento para a comunidade. “Muito legal apresentar para o público como é o esporte paraolímpico e levar para eles um pouco da história de cada atleta que representa São José. E faz bem para os atletas também, que recebem nossa admiração. Nossa cidade é vitoriosa, de campeãs e campeões paraolímpicos.”

A Virada teve atividades teóricas e práticas das seguintes modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, goalball, handebol, hóquei indoor, parabadminton, rugby em cadeira de rodas, vôlei sentado e xadrez para deficientes visuais.

Esta foi a última ação da Virada Esportiva Inclusiva, que aconteceu também em Jacareí nos dias 5 e 6.

A realização foi do Instituto Incentivar Esporte e Cultura, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, com o apoio das prefeituras de São José dos Campos e Jacareí.