Nei José SantAnna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A fase regional dos Jogos Abertos da Juventude terminou nesta terça-feira (23), com a classificação do futsal masculino de São José dos Campos para a fase final, que acontecerá na cidade de Tatuí, de 23 de junho a 2 de julho. A decisão da vaga foi disputada no ginásio do Tênis Clube e terminou com a vitória joseense sobre Taubaté por 9 a 2.

Com isso, São José dos Campos classificou 21 equipes de 13 modalidades, entre masculinas e femininas, para a disputa da competição, promovida pela Secretaria de Esportes do Estado, que neste ano chega a sua 38ª edição.

A delegação joseense contará com 223 pessoas, entre atletas, comissões técnicas e dirigentes. Entre os atletas serão 58 da categoria masculina e 116 da feminina.

As 21 equipes joseenses com presença garantida nos Joguinhos são vinculadas ao programa Atleta Cidadão. São elas: basquetebol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), futebol (feminino), ginástica rítmica (feminina), ginástica artística (feminina e masculina), handebol (feminino), judô (masculino e feminino), natação (masculino e feminino), tênis de campo (feminino), vôlei (feminino), vôlei de praia (masculino e feminino), xadrez (masculino e feminino) e atletismo (masculino e feminino).

As únicas equipes que não conseguiram se classificar para a disputa durante a fase regional foram as de futebol masculino, handebol masculino, tênis masculino, vôlei masculino e tênis de mesa masculino e feminino.

Força da base

Na edição de 2022 dos Joguinhos, em Presidente Prudente, São José dos Campos somou a maior pontuação entre os 141 municípios presentes na competição, que reuniu 3.115 atletas.

O resultado comprovou a força do esporte de base joseense. Na pontuação simulada de acordo com o praticado nos Jogos Abertos do Interior, a delegação joseense somou 95 pontos, seguida por Santos (segunda colocada), com 89, e Praia Grande (terceira), com 64.

Os Joguinhos são uma disputa entre regiões esportivas de São Paulo, reunindo jovens talentos do esporte com idade máxima de 19 anos completos. São José disputa a competição representando a 2ª Região Esportiva do Estado, que compreende os municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

As equipes são coordenadas e supervisionadas Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.