Nei José SantAnna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Com uma delegação com 126 atletas (62 homens e 64 mulheres), São José dos Campos disputa na próxima semana a 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), que terá a etapa regional em Guaratinguetá, de segunda-feira (17) a domingo (23). A equipe joseense viaja com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

São José vai em busca do 11º título regional. No ano passado, em Campos do Jordão, conquistou o terceiro troféu consecutivo (2018, 2019 e 2022) – em 2020 e 2021 a competição foi suspensa devido à pandemia de covid-19. A cidade somou no total 179 pontos, seguida da vice-campeã Guarulhos, com 117, e da terceira colocada Pindamonhangaba, com 102.

Apenas os dois primeiros colocados de cada modalidade se classificam para a fase estadual, que neste ano acontecerá em São José do Rio Preto, de 27 de junho a 3 de julho. A exceção é a modalidade tênis, que só classifica o primeiro colocado.

São José disputará 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez.

A fase regional do JOMI reunirá 33 cidades do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, região mogiana e Guarulhos. Para a definição do campeão geral da região, vale a pontuação do primeiro ao oitavo colocado de cada modalidade.

O congresso técnico da competição será na segunda-feira (17), às 18h, no auditório da Secretaria de Educação. Já a abertura oficial será na terça (18), às 15h, no Itaguará, e em seguida, acontecerá a disputa da primeira modalidade, coreografia, na qual São José participará com uma equipe feminina de nove atletas.

Ao todo a delegação joseense viaja com 153 pessoas, entre atletas, comissão técnica, motoristas e pessoal de apoio.

Os Jogos da Melhor Idade são promovidos pela Secretaria de Estado de Esportes e Secretaria de Desenvolvimento Social, com objetivo de valorizar e estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar da população idosa.