Nei José SantAnna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Os atletas do estilo livre masculino e feminino da seleção brasileira de wrestling estão realizando em São José dos Campos a última fase de preparação para o Pan-Americano Sênior da modalidade, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de maio, em Buenos Aires, na Argentina. O campo de treinamento acontece na sede do São José Wrestling, na academia Calasans Camargo.

Os lutadores começaram a se apresentar por etapas e permanecerão em treinamento até a véspera da viagem à Argentina, sob o comando do técnico cubano Nisdany Perez, treinador do São José e da seleção brasileira estilo livre feminino e masculino.

A equipe feminina já começou a treinar com Laís Nunes (categoria 62kg), Meiriele Charamba (72kg) e Giullia Penalber (57kg). Laís e Meiriele são da equipe de São José. No dia 17 de abril, as atletas Thalia Freitas (50kg), Sabrina Tapajós (53kg) e Thamires Machado (68kg) se juntam ao grupo.

No estilo livre masculino, Guilherme Pradella (125kg) e Bryan Oliveira (57kg) já iniciaram os treinos, enquanto que Matheus Barreto (65kg) chega no dia 14 de abril. O joseense Ronisson Santiago (87kg), que compete no estilo greco-romano, também treina com a equipe. Já o atleta Renato Patricio (79kg), do São José, também para o Pan, porém a preparação final dele está ocorrendo no Cefan do Rio de Janeiro.

Também participam do treinamento dois cubanos, Andy Gonzalez (atualmente professor, medalhista no Mundial 2007) e Osvaldo Sanchez (atleta da seleção sênior de Cuba), que vieram para ser sparring da joseense Laís Nunes.

Seletiva

O Pan-Americano de Wrestling 2023 é a última seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, que acontecem em outubro no Chile. O Brasil possui até o momento oito categorias classificadas: quatro no estilo greco-romano (67kg, 77kg, 97kg e 130kg); três vagas no estilo livre feminino (57kg, 62kg e 68kg); e uma vaga no estilo livre masculino (74kg).

Para classificar a categoria, o atleta brasileiro necessita terminar entre os quatro primeiros nas categorias olímpicas ainda não classificadas. O atleta classifica o país e não a si próprio. Os nomes dos atletas que disputarão os Jogos Pan-Americanos serão conhecidos após o 2º Campeonato Brasileiro Interclubes de Wrestling, que acontece em Brasília, no mês de junho.