Nei José SantAnna

A 3ª Semana Municipal do Basquete, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, terminou no domingo (5), no complexo do Teatrão, na Vila Industrial, com a realização de um jogo amistoso de basquete feminino, entre São José e Poá, categoria sub-18, e a final do Torneio Amador Masculino 45+.

No amistoso de basquete feminino, as joseenses venceram pelo placar de 65 a 22. Já a final do Torneio Master, que começou na terça (28) e contou com a participação de seis times, teve como campeã a equipe XXT, que derrotou o Brothers Basket por 65 a 35. Ao final da disputa, campeões e vices receberam troféus e medalhas entregues pela Prefeitura.

No sábado (4), a ACM (Associação Cristã de Moços), parceira da Prefeitura, recebeu uma clínica de basquete, que contou com a participação de cerca de 49 crianças de 8 a 15 anos, ministrada por técnicos do programa Atleta Cidadão. E no período da tarde, foi realizado um festival de basquete feminino na ADC Inpe.

A Semana do Basquete começou na segunda-feira (27) com uma homenagem ao ex-jogador Zé Geraldo, campeão paulista e brasileiro pelo Tênis Clube São José nos anos 70 e 80 e com passagens de destaque pela seleção brasileira, e um bate papo do ex-jogador André Stefanelli, o Dedé, com garotos do programa Atleta Cidadão.

Na terça (28), os jogadores da equipe profissional do São José Basketball, que disputa o NBB, visitaram a escola EMEFI Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, para uma vivência esportiva na quadra da escola, contendo noções básicas de fundamentos, como arremessos da linha de lance livre, bandejas, condução com a bola, entre outros movimentos específicos do esporte.

Idealizado pela lei municipal 311/2019, o Dia Municipal do Basquete é comemorado em 24 de fevereiro, em alusão à data de aniversário do professor Alberto Marson, um dos precursores do esporte em São José dos Campos, e tem o objetivo de divulgar a prática da modalidade na cidade.