Nei José SantAnna

Cerca de 300 crianças e adolescentes da EMEFI Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, localizada na região sul de São José dos Campos, viveram uma manhã diferente nesta terça-feira (28).

Por ocasião das comemorações da 3ª Semana Municipal do Basquete, promovida pela Prefeitura, os atletas da equipe profissional do São José Basketball, que atualmente disputam o NBB, participaram de uma vivência esportiva na quadra da escola, num momento de descontração e troca de experiências com a garotada.

Na atividade, os atletas, orientados pelo técnico Sebástian Figueredo, passaram aos alunos noções básicas de fundamentos, como arremessos da linha de lance livre, bandejas, condução com a bola, entre outros movimentos específicos do esporte.
O garoto Caio Barbosa, de 12 anos, morador do Campo dos Alemães, disse que sempre gostou do basquete e a presença dos atletas na escola será um estímulo a mais para que continue a praticar o esporte.

“Até pelo meu tamanho, sempre me dei bem no basquete, brinco na rua de casa e às vezes na escola. Conheço o programa Atleta Cidadão e quem sabe um dia eu consiga entrar”, disse Caio, acrescentando que o contato com os jogadores profissionais, alguns estrangeiros, “foi muito bom”.

Já Nicole Oliveira, de 12 anos, moradora do bairro Dom Pedro II, contou que esse foi o primeiro contato com o esporte. “Gostei muito de brincar com os jogadores. Foi a primeira vez que vi tanta gente grande assim todas juntas, fiquei surpresa. Tem um jogador que tem 2m10 de altura”, disse.
Para o técnico Sebastian, a experiência desse contato com as crianças é muito bom para o grupo de atletas. “O time precisa dessas atividades, conhecer mais a realidade do que acontece no dia-a-dia de São José dos Campos e passar nossa experiência para as crianças”, afirmou.

Segundo ele, a expectativa da equipe era criar uma interação com as crianças. “Conseguimos ter essa amabilidade, um clima bom para interagir. Uma situação como a de hoje essas crianças nunca tiveram. Essa troca é fantástica, criança e atleta, a proximidade faz bem para todo mundo e é motivo de gratidão”.

Na oportunidade que teve de falar diretamente às crianças, o técnico argentino ressaltou a importância do esporte na vida de cada um. “O esporte é bom para arrumar amigos, é bom para a disciplina e organização. Vocês devem sempre praticar esporte, independente da modalidade que escolhem. É importante para conhecer e desafiar nossos limites. Nós devemos sempre procurar esse desafio, o esporte é um desafio constante e nós precisamos disso para crescer como pessoa”, afirmou.
No final do encontro, quem fez a alegria da criançada foi o personagem Sanja, que é uma atração à parte para a torcida joseense nos jogos disputados em casa no ginásio Linneu de Moura.

Programação

A programação da 3ª Semana do Basquete, que começou na segunda-feira https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2023/fevereiro/28/ze-geraldo-e-homenageado-na-abertura-da-semana-do-basquete/, terá sequência na noite desta terça com a primeira rodada do Torneio Master Amador 45 anos + nos ginásios dos centros esportivos Jardim Morumbi e Novo Horizonte. A competição prossegue até domingo (5) pela manhã com as finais no complexo do Teatrão, às 10h30.

A programação terá ainda uma clínica no sábado (4), das 9h às 10h30, na ACM (Associação Cristã de Moços), aberta para adolescentes até 15 anos, ministrada por professores e técnicos do programa Atleta Cidadão. E à tarde, a partir das 14h30, na ADC Inpe, acontecerá um festival de basquete feminino.

No domingo, além da final do Torneio Master Amador, está programado um amistoso de basquete feminino entre São José e Poá, a partir das 9h, no Teatrão.